Não é parte

Daniel Dantas não deve ter acesso a inquérito sobre Protógenes

Autor

2 de dezembro de 2008, 13h03

O banqueiro Daniel Dantas não terá acesso aos autos do inquérito que apura supostos excessos praticados pelo delegado Protógenes Queiroz, da Polícia Federal, durante a Operação Satiagraha. Além do inquérito, o delegado também responde a uma sindicância interna na PF. O pedido da defesa do banqueiro foi negado pelo juiz federal Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a defesa de Dantas, o argumento usado pelo juiz para negar o pedido é o de que o banqueiro não é parte envolvida no inquérito. Desta forma, a autorização para que ele tenha acesso aos autos precisa partir do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara, onde se encontra o processo em que Dantas é réu. O inquérito que apura os excessos de Protógenes corre em segredo de justiça.

A defesa de Dantas afirma também que o desenrolar do inquérito contra o delegado influenciará o processo da Satiagraha, motivo pelo qual reivindica o acesso. Outro motivo é encontrar uma forma de provar a participação de agentes da Abin durante as investigações da PF. A falta de provas desta participação, segundo a defesa, foi um dos argumentos usados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região para negar o Habeas Corpus que pedia a anulação do processo.

Esta foi a terceira vez que o pedido dos advogados do banqueiro, para ter acesso ao inquérito contra o delegado Protógenes, foi negado — uma vez por De Sanctis e outras duas por Mazloum. A última rejeição aconteceu na sexta-feira passada.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!