Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Volta por cima

5ª Vara Cível de Porto Alegre é a melhor do estado do RS

A 5ª Vara Cível de Porto Alegre (RS), sempre vista como a pior de todas, passou para a primeira colocação. A 2ª Vara Cível é a pior agora. Este é o resultado de uma enquete, feita pelo site gaúcho Espaço Vital, durante dez dias, com internautas para saber como são as Varas de Porto Alegre.

A mudança na opinião dos advogados, estagiários e partes é reflexo das mudanças que se iniciaram em abril deste ano. Ao todo, 923 internautas participaram da votação online. No entanto, a 5ª Vara está longe de ser uma unanimidade. Ela também ocupa a terceira posição entre as piores varas de Porto Alegre.

A 7ª Vara Cível, campeã em todas as outras pesquisas feitas pelo Espaço Vital, ficou em segundo lugar em 2008. Os dados completos e a tabulação dos percentuais serão veiculados na terça-feira (2/12). O site não fará a divulgação dos resultados em relação às varas criminais porque os resultados foram, estatisticamente, desprezíveis.

“Os participantes mostraram expressivo interesse em avaliar apenas as varas que tratam das questões cíveis”, de acordo com a análise da Desize Digital, agência gaúcha que gerencia a programação do site. A empresa usou uma ferramenta que não permitiu que, a partir de um mesmo I.P. (Internet Protocol), fosse enviado mais de um formulário.

Veja outros resultados da enquete

Foro Central de Porto Alegre

Pior Vara Cível — 2ª

Melhor Vara da Fazenda — 5ª

Pior Vara da Fazenda Pública — 2ª

Melhor Vara de Família — 1ª

Pior Vara de Família — 5ª

Foros Regionais

Melhor Vara Cível — Foro Regional do Alto Petrópolis

Pior Vara Cível — Foro Regional da Tristeza

Melhor Vara de Família — Foro Regional do Alto Petrópolis

Pior Vara de Família — Foro Regional da Tristeza

Juizados Especiais

Melhor — 4º

Pior — 5º

Revista Consultor Jurídico, 1 de dezembro de 2008, 14h06

Comentários de leitores

2 comentários

Conclamo o "Espaço Vital" para vir a Minas Gera...

Edson Sampaio (Advogado Autônomo - Civil)

Conclamo o "Espaço Vital" para vir a Minas Gerais e repassar os ensinamentos desse feito alcançado no Foro de Porto Alegre-RS para o nosso Tribunal de Justiça a fim de que os servidores CONCURSADOS façam valer os seus salários e honrem os seus cargos; caso isso não seja possível, que retornem os servidores contratados que efetivamente "dão sangue", "vestem a camisa do TJMG" e fazem a Justiça caminhar a passos largos, desafogando-a e fazendo efetivamente operar a justiça, com a prestação jurisdicional daqueles que a buscam. Caso os concursados aprendam efetivamente trabalhar, certamente inúmeras Secretarias de Juízo serão reconhecidas como as melhores de nossos Fóruns e para a sociedade será reconhecido como avanço do judiciário que, no momento, está retrocedendo no tempo.

A iniciativa deveria ser estendida a São Paulo,...

Lucas Hildebrand (Advogado Sócio de Escritório)

A iniciativa deveria ser estendida a São Paulo, como modo de controle sobre a qualidade dos trabalhos cartorários que, por aqui, não são nada satisfatórios de modo geral.

Comentários encerrados em 09/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.