TV Justiça

Lei Seca e Código de Trânsito no foco do Saber Direito

Autor

24 de agosto de 2008, 0h00

O programa Saber Direito, da TV Justiça, terá como entrevistado o professor Luiz Flávio Gomes, que vai apresentar em cinco programas um curso sobre Código de Trânsito.

Na atração serão esclarecidas as diferenças entre a infração de trânsito e infração criminal; o que acontece quando um condutor provoca um acidente de trânsito, como é feita a comprovação do teor alcoólico do motorista e os limites constitucionais dessa matéria. Luiz Flávio Gomes é mestre e doutor em Direito Penal.

Sobre a Lei Seca, o professor Luiz Flávio Gomes comenta que “não é a lei em si que trouxe benefícios. O mais importante está em duas palavras mágicas: fiscalização e punição certa, isso sim é que funciona”.

Num exemplo prático que será abordado no curso, o professor afirma que cinco capitais do país não possuem fiscalização e punição aos infratores por conta da falta de policiamento e do baixo número de bafômetros. Já no estado de São Paulo, nos primeiros 15 dias de vigência da lei, o professor informa que houve uma diminuição de 15,3% no número de acidentes.

Sobre as mortes nas vias brasileiras, o professor Luiz Flávio alerta que “são 35 mil mortes de acidentes de trânsito por ano no Brasil. Significa que enterramos uma cidade de médio porte por ano. É absolutamente indispensável que legislador, o Judiciário e a população reflitam sobre esses números”.

O programa Saber Direito vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h da manhã com reprise às 23h30min.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!