Notório saber

Asfor Rocha toma posse na Academia Cearense de Letras

Autor

22 de agosto de 2008, 14h45

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, tomará posse nesta sexta-feira (22/8) na Academia Cearense de Letras (ACL), em Fortaleza. O ministro vai assumir a cadeira 22, anteriormente ocupada pelo escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, que morreu no fim do ano passado.

O ministro concorreu à vaga de imortal com Luiz Cruz de Vasconcelos, ex-presidente da OAB do Ceará. Ao todo, foram 39 eleitores, entre aqueles que votaram na Academia e os que enviaram sua escolha por carta.

Fundada em 15 de agosto de 1894, três anos antes da Academia Brasileira de Letras, a Academia Cearense é a mais antiga de todas as academias culturais existentes no Brasil. Composta por 40 integrantes, tem José de Alencar como um dos patronos.

Cesar Asfor Rocha nasceu em Fortaleza, no dia 5 de fevereiro de 1948. É mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e recebeu, pela mesma instituição, o título de Notório Saber, que equivale ao grau de doutor.

Integrante do STJ, desde de maio de 1992, indicado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ele exerce o cargo de corregedor nacional de Justiça. Foi eleito presidente do STJ em 5 de agosto deste ano.

Autor de livro sobre Clóvis Beviláqua e co-autor de obras sobre o novo Código Civil e as relações entre o Direito e a Medicina, o ministro também se dedica à música, compondo e fazendo parcerias com destaques da música popular brasileira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!