Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Segunda instância

Juiz Fausto De Sanctis pode ser promovido a desembargador

O juiz federal Fausto Martin De Sanctis, conhecido por mandar prender por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas na Operação Satiagraha, pode ser promovido a desembargador federal. De acordo com informações da Época Online, ele concorre à vaga no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) deixada pelo desembargador Jediael Galvão Miranda, morto em um acidente de carro em julho.

Ainda de acordo com a revista, De Sanctis deve ser promovido por antiguidade, já que é o mais antigo da lista atual. Se virar desembargador, ele deixa a 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo e o comando de grandes casos conhecidos pela população.

O mais recente é a Operação Satiagraha. Nela, De Sanctis mandou prender Daniel Dantas por duas vezes e, em ambas, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar por entender que faltou fundamento aos decretos de prisão. O episódio gerou mal-estar na comunidade jurídica. Sociedades de classe saíram em defesa, umas de Mendes e outras de De Sanctis.

O juiz também está à frente do processo do Banco Santos. Chegou, inclusive, a transformar a casa o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira em museu, decisão cassada pelo TRF-3. Foi o responsável por mandar prender o traficante colombiano Juan Carlos Ramírez Abadia e recusou a delação premiada proposta pelo traficante, que também pretendia entregar mais de US$ 30 milhões e mais quatro comparsas para que a sua extradição fosse acelerada e a denúncia contra sua mulher fosse extinta.

De Sanctis cuida também do processo que investiga acusação de lavagem de dinheiro no Brasil contra o russo Boris Berezovsky, que teria sido feito por meio do MSI, fundo de investimentos administrado pelo iraniano Kia Joorabchian junto ao Corinthians.

Revista Consultor Jurídico, 21 de agosto de 2008, 20h42

Comentários de leitores

28 comentários

Vivendo, lendo e aprendendo.

Shark (Servidor)

Vivendo, lendo e aprendendo.

Desembargador Federal???????????????

Shark (Servidor)

Desembargador Federal???????????????

Coitado do Dr.Sanctis;desaparecerá por comp...

indie (Estudante de Direito)

Coitado do Dr.Sanctis;desaparecerá por completo das colunas sociais... Aliás;creio que sua luta do "bem" contra o "mal" acaba logo-logo... Já era hora... Eficiência ao invés de audiência;faz bem,mt bem...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 29/08/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.