Segunda instância

Juiz Fausto De Sanctis pode ser promovido a desembargador

Autor

21 de agosto de 2008, 20h42

O juiz federal Fausto Martin De Sanctis, conhecido por mandar prender por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas na Operação Satiagraha, pode ser promovido a desembargador federal. De acordo com informações da Época Online, ele concorre à vaga no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) deixada pelo desembargador Jediael Galvão Miranda, morto em um acidente de carro em julho.

Ainda de acordo com a revista, De Sanctis deve ser promovido por antiguidade, já que é o mais antigo da lista atual. Se virar desembargador, ele deixa a 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo e o comando de grandes casos conhecidos pela população.

O mais recente é a Operação Satiagraha. Nela, De Sanctis mandou prender Daniel Dantas por duas vezes e, em ambas, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar por entender que faltou fundamento aos decretos de prisão. O episódio gerou mal-estar na comunidade jurídica. Sociedades de classe saíram em defesa, umas de Mendes e outras de De Sanctis.

O juiz também está à frente do processo do Banco Santos. Chegou, inclusive, a transformar a casa o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira em museu, decisão cassada pelo TRF-3. Foi o responsável por mandar prender o traficante colombiano Juan Carlos Ramírez Abadia e recusou a delação premiada proposta pelo traficante, que também pretendia entregar mais de US$ 30 milhões e mais quatro comparsas para que a sua extradição fosse acelerada e a denúncia contra sua mulher fosse extinta.

De Sanctis cuida também do processo que investiga acusação de lavagem de dinheiro no Brasil contra o russo Boris Berezovsky, que teria sido feito por meio do MSI, fundo de investimentos administrado pelo iraniano Kia Joorabchian junto ao Corinthians.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!