Rebelião popular

Moradores incendeiam fórum no Pará e juiz é resgatado pela PM

Autor

5 de agosto de 2008, 22h27

O juiz César Augusto Rodrigues e um promotor foram resgatados por um helicóptero da Polícia Militar do Pará, nesta terça-feira (5/8), depois que centenas de moradores de Viseu (PA) incendiaram o fórum e invadiram a delegacia da cidade. Ninguém ficou ferido. O juiz e o promotor foram levados para a cidade vizinha de Bragança. Os presos na delegacia foram soltos pela população.

Segundo a Polícia Civil, a ação foi um protesto dos moradores contra a morte de um adolescente de 17 anos na noite de segunda-feira (4/8). Familiares afirmam que o jovem foi executado por um policial. Cerca de 70 homens da Tropa de Choque da PM foram à cidade de 53 mil habitantes para ajudar a controlar a situação.

O juiz teve que pular o muro da casa onde mora, ao lado do fórum, para fugir do local. A residência dele foi saqueada. “É lamentável o que aconteceu. Me senti uma autoridade impotente e tive que contemplar a destruição do fórum”, disse o juiz em entrevista à Agência Estado.

Todos os processos foram queimados, inclusive os eleitorais. O juiz César Rodrigues pretende ir ao Tribunal de Justiça do Pará e ao Tribunal Regional Eleitoral, em Belém, para pedir mais segurança em Viseu.

Segundo a PM, o jovem morreu depois de reagir a uma abordagem policial. O rapaz estaria armado com uma faca. Durante uma briga com um policial, teria sido atingido por um disparo.

A PM afirma que atendeu chamado de moradores do bairro da Piçarreira, na periferia da cidade, que reclamaram de quatro pessoas que estavam fumando maconha. Um dos integrantes do grupo seria o adolescente morto

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Pará informou que os três policiais suspeitos de envolvimento no assassinato do adolescente foram afastados de suas funções durante a investigação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!