Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Eleições 2008

Titulo de eleitor deve ser regularizado até o dia 7 de maio

Os brasileiros têm até o dia 7 de maio para tirar o título de eleitor ou regularizar sua situação na Justiça Eleitoral. Quem não estiver em situação regular, pode ter o título cancelado. O eleitor sem título não tira CPF e passaporte, não participa de concurso e não se matricula em escola pública. No mesmo dia, vence o prazo para quem quer transferir o título de eleitor de cidade.

As pessoas, que completaram 18 anos no exterior e estão voltando para o Brasil antes de 7 de maio, também devem ir ao cartório eleitoral para tirar o título. Já o brasileiro que mora no exterior deve ir ao consulado ou embaixada para se alistar. O preenchimento do Requerimento de Alistamento Eleitoral deve ser feito manualmente pela própria pessoa.

O eleitor que precisa tirar ou transferir o título deve levar ao cartório um documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista). Também é importante trazer um comprovante de endereço. Para os homens com mais de 18 anos, é necessário o certificado de alistamento militar.

No caso das transferências, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral da região onde mora. Para quem quer requerer a segunda via do título eleitoral, o prazo vai até o dia 25 de setembro.

Em setembro de 2007, o Tribunal Superior Eleitoral determinou a revisão do eleitorado em 1.128 cidades. Os eleitores desses municípios deveriam ter comparecido ao cartório eleitoral para confirmar sua inscrição na Justiça Eleitoral. Mas quem não compareceu tem a chance de regularizar a sua situação também até o dia 7 de maio.

Alguns cartórios eleitorais farão plantões de atendimento durante os próximos finais de semana.

Revista Consultor Jurídico, 25 de abril de 2008, 15h56

Comentários de leitores

1 comentário

O maior problema,é que esses Eleitores que não ...

Simão (Comerciante)

O maior problema,é que esses Eleitores que não compareceram para legalisar ,são fantasma .,ou os Títulos eram falsos .Nessas Cidades do Interioré muito comun esse tipo de coisa.

Comentários encerrados em 03/05/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.