Último ano

Estudantes do último ano podem fazer Exame da OAB em Sergipe

Autor

25 de abril de 2008, 19h13

Em Sergipe, os estudantes de Direito que ainda não tenham concluído a faculdade, mas que estejam cursando o último semestre, poderão se inscrever e prestar o Exame de Ordem. Hoje, só os que já concluíram o curso podem fazer a prova. A decisão, que abrange apenas os estudantes do estado, é do juiz federal Fernando Escrivani Stefaniu, da 2ª Vara Federal. A decisão não tem aplicação imediata porque ainda cabe recurso.

O juiz entendeu que a aplicação concreta do Provimento 109/2005 pelo Conselho Federal da OAB (que prevê a conclusão do curso de Direito como condição para prestar o Exame de Ordem) contraria a Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia) e a Constituição Federal, porque viola os princípios da legalidade, da igualdade e da proporcionalidade, bem como o direito fundamental ao livre exercício da atividade profissional.

O juiz determinou que a OAB “se abstenha, no território de Sergipe, de exigir a apresentação do diploma ou de certificado de conclusão do curso de direito para fins de participação no exame da Ordem, com base no Provimento do Conselho Federal 109/2005 ou de qualquer outro ato normativo que o faça sem respaldo expresso da lei, permitindo, por conseqüência, a inscrição no referido certame de candidatos que comprovem, mediante atestado ou certidão, estar cursando as últimas disciplinas necessárias à obtenção da graduação”.

Na ação, assinada pelo procurador da República Bruno Calabrich, o Ministério Público Federal defendeu que os alunos que demonstrem que estão prestes a concluir o curso de Direito (assim compreendidos aqueles que cursem as últimas disciplinas da grade curricular, geralmente correspondentes ao 10º período) podem prestar o exame de Ordem.

Para Calabrich, o Estatuto da OAB é claro e não deixa dúvidas quando diz que a apresentação de diploma que certifique colação de grau em Direito é exigida somente no momento da inscrição do bacharel nos quadros de advogados da OAB. “Segundo a lei, a conclusão do curso é requisito para a inscrição como advogado; a conclusão do curso não é requisito para a inscrição nem para a realização do Exame de Ordem”, argumenta o procurador.

Calabrich disse que apesar de a decisão ser favorável, vai recorrer. Ele quer que a sentença seja aplicada imediatamente e tenha seus efeitos aplicados para os estudantes de todo o país. “A sentença está muito bem fundamentada, mas a vitória não foi completa. A imposição de só poder inscrever-se e realizar o Exame da Ordem apresentando o diploma é oriunda do Conselho Federal da OAB e se aplica a todo o país. Não há razão para que a decisão se restrinja a Sergipe”, acrescenta.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!