Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Máfia dos Fiscais

Máfia dos Fiscais: ex-vereador de SP José Izar é condenado

O ex-vereador de São Paulo José Izar, um dos principais acusados na chamada Máfia dos Fiscais, foi condenado a oitos anos de prisão por concussão (extorsão praticada por funcionário público). A decisão é da juíza Márcia Tessitore, da 4ª Vara Criminal de São Paulo.

O jornal O Estado de S. Paulo informa que outras 15 pessoas também foram condenadas com penas que variam de quatro a oito anos, entre elas William José Izar, irmão do ex-vereador; e Gilberto Trama, ex-administrador regional da Lapa.

A sentença vem depois de dez anos da investigação da Máfia dos Fiscais. Trata-se do escândalo de arrecadação de propina que marcou a gestão de Celso Pitta na prefeitura de São Paulo. Izar não poderá recorrer em liberdade.

A investigação foi um marco no combate à corrupção. Foi através dela que aconteceu a primeira prisão de um vereador na história da cidade, Vicente Viscome, que já cumpriu pena. As investigações começaram em dezembro de 1998. Segundo o Ministério Público, a Máfia dos Fiscais arrecadou R$ 436 milhões de comerciantes e ambulantes paulistanos.

Revista Consultor Jurídico, 18 de abril de 2008, 13h35

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 26/04/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.