Integração jurídica

Brasil terá reunião da Associação Luso-Alemã de Juristas

Autor

18 de abril de 2008, 14h49

No seu último encontro em Lisboa, Portugal, a Associação Luso-Alemã de Juristas (DLJV) decidiu se reunir pela primeira vez no Brasil. O encontro está previsto para 2009. A Associação tem como objetivo promover o estudo da cultura jurídica dos países de língua portuguesa para integrar juristas de Portugal, Brasil e Alemanha.

Fundada pelo seu ex-presidente e professor honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Erik Jayme, a Associação é bilingüe e faz encontros anuais. Nesses eventos, juristas renomados, doutorandos e jovens pesquisadores apresentam temas de interesse da comunidade jurídica. Na reunião da capital lusitana, esteve presente a professora Lisiane Feiten Wingert Ody, doutoranda pela Federal do Rio Grande do Sul, que tratou das modificações na relação contratual no Código Civil Brasileiro.

A professora Cláudia Lima Marques, da mesma Universidade, fez palestra em homenagem ao Brasil. Ela falou sobre a influência do Código Civil português no Código Civil brasileiro de 2002. Também neste ano, três estudantes da Faculdade de Direito da UFRGS, que fizeram um programa de intercâmbio na Universidade de Giessen, na Alemanha, participarão do encontro.

Neste ano, a reunião da Associação ocorrerá em novembro em Heidelberg, na universidade mais antiga da Alemanha. Agora, no próximo encontro, a Associação Luso-Alemã de Juristas (DLJV) está aberta à participação de juristas brasileiros, interessados na cultura jurídica e na língua alemã.

A decisão da presidência de se reunir pela primeira vez no Brasil foi possível por causa das vinculações fortes da UFRGS com os juristas dos países africanos de língua portuguesa.

Para outras informações sobre a DLJV, é só entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou [email protected].

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!