Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Papel contestado

Rocha Mattos pede no Supremo anulação de nova denúncia

A defesa do ex-juiz federal João Carlos Rocha Mattos e de sua ex-mulher, Norma Regina Emílio, ajuizou Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal para pedir a anulação de decisão dada por uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP), que manteve o recebimento de nova denúncia nas ações penais que tramitam contra eles. O ministro Joaquim Barbosa é o relator do caso.

O Superior Tribunal de Justiça, que negou pedido semelhante, entendeu que a desembargadora a quem foi distribuída a ação penal lá no TRF-3, tem competência absoluta para decidir a respeito da ratificação de novas denúncias “em observância ao princípio da economia processual”. Para o STJ, o TRF-3 cumpriu ordem por ele determinada.

Rocha Mattos alega que não compete à desembargadora a ratificação monocrática do recebimento de denúncia e do decreto de prisão preventiva contra os réus. “O procedimento correto e integralmente coerente com o ordenamento jurídico pátrio seria a submissão da denúncia à Corte Especial do TRF-3”, sustentam os advogados.

HC 94.372

Revista Consultor Jurídico, 17 de abril de 2008, 14h48

Comentários de leitores

1 comentário

A solução desse pedido atenua as severas penali...

Antônio Macedo (Outros)

A solução desse pedido atenua as severas penalidades aplicadas ao réu?

Comentários encerrados em 25/04/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.