Consultor Jurídico

Artigos

Uso controlado

Verdades e mentiras sobre o uso controlado do amianto crisotila

Comentários de leitores

5 comentários

MFG, Mentira! Deslavada! Leia mais sobre o a...

Mario Gonçalves (Outro)

MFG, Mentira! Deslavada! Leia mais sobre o assunto e depois venha dar sua opinião. Honestamente!

AMIANTO É COMPROVADAMENTE CANCERÍGENO E JÁ FOI ...

Mario Gonçalves (Outro)

AMIANTO É COMPROVADAMENTE CANCERÍGENO E JÁ FOI PROIBIDO EM VÁRIOS PAÍSES. CHEGA DE BRINCAR COM A SAÚDE DOS BRASILEIROS! MUITO ME ADMIRA O CONSULTOR JURÍDICO PUBLICAR ENTREVISTA DO MAIOR INTERESSADO EM GANHAR DINHEIRO EM DETRIMENTO DA SAÚDE DAS PESSOAS. VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Remeto o leitor para meu artigo, "Nada justific...

Oscavo (Advogado Autônomo)

Remeto o leitor para meu artigo, "Nada justifica que se continue utilizando o amianto", onde todas estas afirmações se encontram rebatidas com absoluta vantagem. Logo na introcução de sua obra, "Direito à Vida Digna" (Editora Fórum, B.H., 2004), a Ministra do STF, CÁRMEN LÚCIA, lança inquietante questão para a qual todos devem atentar, notadamente os que militam na área jurídica: "OS TEXTOS CONSTITUCIONAIS AVANÇARAM. OS DIREITOS AMPLIARAM-SE. POR QUE ENTÃO, NA SOCIEDADE DESTE INÍCIO DE SÉCULO, O HOMEM SOBRA? POR QUE O ESPAÇO DA HUMANIDADE ESTREITA-SE QUANDO O DIREITO ALARGA-SE? O que estamos assistindo,na verdade, é um conflito em que se apresentam, de um lado, O PRINCÍPIO DA LIVRE INICIATIVA, na defesa do lucro do setor de fibrocimento com a utilização do amianto, reconhecidamente cancerígeno, e, de outro lado, O FUNDAMENTO DA DIGNIDADE DA VIDA, na defesa da saúde de todos e, especialmente, daqueles que, por motivo de trabalho, se colocam expostos à terrível nocividade do crisotila. QUAL DEVE PREVALECER? Na coclusão de seu trabalho, "Vida Digna: Direito, Ética e Ciência" (op. cit., pág. 173), a Ministra, CÁRMEN LÚCIA cita trecho do poeta, Gonzaguinha que se aplica, como luva, para o caso em exame: "SOMOS NÓS QUE FAZEMOS A VIDA COMO DER OU PUDER OU QUIZER SEMPRE DESEJADA POR MAIS QUE ESTEJA ERRADA NINGUÉM QUER A MORTE SÓ SAÚDE E SORTE. E A PERGUNTA ROLA... E A CABEÇA AGITA.." Os argumentos, de um lado e do outro, estão colocados. Cabe ao Supremo Tribunal Federal a decisão final. Na questão que se coloca, no entanto, "EU FICO COM A PUREZA DA RESPOSTA DAS CRIANÇAS: É A VIDA! E É BONITA! E É BONITA!" Como é bonita a vida! Nenhum lucro será bom se conquistado em detrimento da saúde, ou da dignidade da vida ou, pior ainda, da vida.

Há uma grande confusão quanto ao uso do amianto...

MFG (Engenheiro)

Há uma grande confusão quanto ao uso do amianto principalemte quando comparado com o tabaco. O amianto se torna perigoso para aqueles que manuseiam o produto na fabricação do mesmo ou quando este é utilizado como matéria prima tais como telhas, caixas dágua etc.. O que se torna necessário não é o banimento do mesmo e sim a proteção adequada do trabalhador que vai manusea-lo. O simples fato de termos telhas de fibrocimento nas coberturas não causam nenhum tipo de doença ao contratário do tabaco.

A fabricação e venda de produtos com "amianto" ...

A.G. Moreira (Consultor)

A fabricação e venda de produtos com "amianto" , deveriam ter sido abolidas, há décadas ( acompanhando o mundo civilizado ) ! ! !. - Mas, assim como o cigarro, favorece um pequeno grupo de poderosos e ao Governo, também, pelos impostos ! ! ! Entretanto o amianto não tem (como o tabaco) em sua publicidade e embalagens, fotos das doenças e das mortes que provoca ao ser humano !!! Não obstante, o amianto não faz menos estragos à saúde do que o cigarro , com o agravante , de atingir ( invisivelmente) a muito mais gente do que o tabaco ! ! !

Comentar

Comentários encerrados em 24/04/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.