Nova na área

Ministra Cármen Lúcia toma posse no TSE nesta terça

Autor

15 de abril de 2008, 16h30

Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, toma posse no Tribunal Superior Eleitoral como ministra substituta. A cerimônia de nomeação acontece nesta terça-feira (15/4), no gabinete do presidente da Corte, ministro Marco Aurélio.

A ministra vai atuar na ausência de integrante efetivo que tenha como tribunal de origem o Supremo. O TSE é composto por sete ministros efetivos. Três juízes vieram do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados são indicados pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República.

Cármen Lúcia é mineira de Montes Claros. Formou-se pela PUC-MG aos 23 anos. A ministra é mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Durante dois anos do governo de Itamar Franco, Cármen Lúcia ocupou o cargo de procuradora-geral do estado de Minas Gerais. Aos 52 anos, tomou posse como ministra do Supremo Tribunal Federal, indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!