Consultor Jurídico

Notícias

Crime contra advogados

Deputado pede urgência para projeto sobre violação de prerrogativa

Comentários de leitores

7 comentários

Somente os leigos, com o merecido respeito, des...

Paulo Jorge Andrade Trinchão (Advogado Autônomo)

Somente os leigos, com o merecido respeito, desconhecem o verdadeiro martírio por que passam os advogados no exercíco de seu mister. Não generalizando, mas se depara com magistrados e serventuários literalmente despreparados à função, arrogantes, abusados, maus educados, cuja lhaneza, à evidência, ficou lá em Marte. Do mesmo modo, é de se reconhecer que existem colegas no estilo chinfrim,mas, por óbvio, que representam um percentual ínfimo.

Adevogados Sr. Ivan? Impunidade nasce numa lei ...

Lima (Advogado Autônomo - Tributária)

Adevogados Sr. Ivan? Impunidade nasce numa lei que obriga a Justiça e seus executores à cumprirem uma lei já existente? Regalia? Sr. Ivan, creio que o Sr. como estudante de Direito ainda não teve contato com o mundo profissional, por isso relevarei seus comentários inapropriados, destemperados e claramente equivocados. Esta lei não irá providenciar qualquer regalia aos advogados, nem igualmente produzir qualquer tipo de impunidade. Muito pelo contrário, esta lei irá proporcionar aos advogados a certeza de que não terão seus escritórios invadidos ilegal e arbitrariamente, na busca por informações particulares de seus clientes. Creio ainda que a lei deveria propiciar aos advogados foro privilegiado como prerrogativa já que o MP e o Judiciário possuem. Então Sr. Ivan, antes de se manifestar, por favor, pense um pouco mais, leia com atenção o texto ao qual quer desferir sua ácida crítica e pense duas vezes antes de fazê-la, para não passar vergonha. Além disso, creio que o senhor deveria perder menos tempo escrevendo "abobrinhas" e estudar mais para a prova da OAB.. Porque pelo jeito o Senhor terá uma leve dificuldade com o exame.

Quando fui reclamar da péssima qualidade do ens...

Ramiro. (Advogado Autônomo)

Quando fui reclamar da péssima qualidade do ensindo de direito da faculdade onde estudo, recebi como resposta uma ameaça de grave processo criminal por parte do MEC. Não recuei, apenas reponderei no que era para ser reponderado. Vejo colegas dizendo que o mal da advocacia é a OAB. Direito é coisa séria, e advocacia não é camelotagem, para advogado ficar fugindo dos maus bofes do "rapa-bedel" Juiz e Promotor que quando o advogado se pronuncia e começa a descontruir as teses das autoridades, estas mandam lhe calar a boca sob ameaça de prisão por desacato, nunca tem tempo para atender petições urgentes, e alguns consideram que dois ou três anos para julgamento de um Habeas Corpus é natural. Quanto ao tal Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito, trata-se de uma verdadeira Quinta Coluna, de uma SS Galícia.

Ué IVAN, Não quer ser advogado? Se quiser...

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

Ué IVAN, Não quer ser advogado? Se quiser ser juiz. promotor, terá que ter 3 anos de atividade jurídica. Aí o senhor verá que a Lei é necessária. Tem juiz que não sabe nem o objeto da Lei 8.906... Explique, pq entende que este Projeto de Lei não deve ser aprovado. O senhor entende que as autoridades respeitam as prerrogativas dos advogados?

Povo brasileiro, a Impunidade nasce assim. E...

Frankil (Agente da Polícia Federal)

Povo brasileiro, a Impunidade nasce assim. Esses AdEvogados.. Ah! Esses AdEvogados!!! Já pensou se todas as carreiras do serviço Público exigisse o mesmo do Congressso? O que para mim nada mais justo estender essa REGALIA a todos, porque não? Torço para que esses burocratas não consigam essa aberração jurídica, mas caso os maus parlamentares (que não são poucos) aprove essa aberração, espero que o presidente Lula VETE integralmente esse "MONSTRENGO". Fala sério!!

Cabe lembrar que o próprio advogado pode repres...

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

Cabe lembrar que o próprio advogado pode representar ao Ministério Público para iniciar ação penal, bem como poderá dar voz de prisão (art. 301 do Código de Processo Penal), nos casos em que a autoridade não tiver prerrogativas neste tipo de crime/menor potencial (juízes, promotores...) CRIME Art. 1º Violar direito ou prerrogativa do advogado, impedindo ou limitando sua atuação profissional. Pena: detenção de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, sem prejuízo da pena correspondente à violência, se houver.

No meu entender deveria ter uma MULTA concomita...

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

No meu entender deveria ter uma MULTA concomitante/cumulativa. Desta forma, como sabemos que a pena é de menor potencial ofensivo, não dá em nada sério,. pelo menos poderia a multa ser aplicada em valores beeeeem altos obrigatoriamente a ser paga pelo que violou as prerrogativas. Senão vamos cair na mesma história do Mandado de Segurança, não tem sucumbência nem condenação para a autoridade... Carlos Rodrigues berodriguess@yahoo.com.br

Comentar

Comentários encerrados em 21/04/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.