Greve de auditores

Justiça manda alfândega do Rio liberar mercadorias

Autor

10 de abril de 2008, 14h22

Liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região deu prazo de cinco dias para o desembaraço aduaneiro de produtos importados e exportados, nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro, favorecendo os quatro mil associados do Sistem Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

A indústria do Rio calcula que o percentual de cargas paradas nas aduanas do estado chegue a 30%, o que representa um acúmulo de R$ 200 milhões.

Os auditores fiscais da Receita Federal estão em greve desde o dia 18 de março, pedindo aumento de salário. Eles recusaram a proposta do governo de salário inicial de R$ 12 mil, que é o menor entre as carreiras típicas de Estado. Ainda não há prazo para o fim da paralisação, mas o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em ação proposta pela União entendeu que o governo deve descontar os dias parados porque a greve é ilegal.

A União argumentava que a greve dos auditores fiscais da Receita Federal produz prejuízos incalculáveis para a administração tributária e para o país.

Na decisão desta quinta-feira (10/4), o juiz Mauro Luís Rocha Lopes, da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, entendeu que a paralisação dos auditores não pode acarretar prejuízos econômicos às empresas do estado.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, enviou carta ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, pedindo esforços do governo para retomar as operações de exportação e importação, paradas por conta da greve.

“As empresas estão com problemas para cumprir seus contratos, tendo, ainda, que arcar com o elevado custo de armazenagem das mercadorias, além do risco de perecimento de produtos, perda de encomendas, paralisação da produção, abalo à reputação dos exportadores pelos atrasos, contratos que não podem ser cumpridos gerando multas, falta de matéria-prima, dentre outros danos irreparáveis, que ao final podem levar ao fechamento de empresas”, diz o presidente na carta.

Eduardo Eugenio pede o retorno imediato da prestação de serviços, mesmo que para isso tenham que ser convocados funcionários de outros órgãos ou terceirizados. O documento seguiu também para outras autoridades, como o superintendente da Receita Federal no Rio, Cesar Barbiero, o governador Sérgio Cabral e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Leia a carta

Rio de Janeiro (RJ), 09 de abril de 2008.

Ao Exmo. Sr. José Múcio Monteiro

Ministro das Relações Institucionais da Presidência da República

Assunto: Greve dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil

Prezado Ministro,

Como é de seu conhecimento os auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil estão em greve há mais de vinte dias, tendo paralisado as atividades de fiscalização, desembaraço aduaneiro e outros serviços públicos essenciais.

Em razão da paralisação as mercadorias permanecem no recinto alfandegado, nos portos e aeroportos sem previsão para liberação, cessando, portanto, por completo, tanto a exportação como a importação, o que tem gerado prejuízos imensuráveis à indústria nacional.

As empresas estão com problemas para cumprir seus contratos, tendo, ainda, que arcar com o elevado custo de armazenagem das mercadorias, além do risco de perecimento de produtos, perda de encomendas, paralisação da produção, abalo à reputação dos exportadores pelos atrasos, contratos que não podem ser cumpridos gerando multas, falta de matéria-prima, dentre outros danos irreparáveis, que ao final podem levar ao fechamento de empresas.

Diante desta grave situação que afeta a economia brasileira, contamos com todos os esforços para a solução do problema visando o retorno imediato da prestação dos serviços públicos, ainda que para tanto seja necessário convocar funcionários de outros órgãos ou terceirizados.

Certos de sua atenção e compreensão, renovamos os nossos protestos da mais elevada estima e consideração.

Respeitosamente,

Eduardo E. Gouvêa Vieira

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!