Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Política internacional

Rui Barbosa e a construção do Brasil moderno é tema de livro

O embaixador Carlos Henrique Cardim lança A Raiz das Coisas — Rui Barbosa: O Brasil no mundo, nesta segunda-feira (7/4), em São Paulo. A obra conta passagens da vida do primeiro ministro da Fazenda da República, defensor dos direitos individuais e do princípio de igualdade entre as nações e da sua influência na política internacional brasileira.

No lugar de uma noite de autógrafos, Carlos Henrique Cardim propôs um debate sobre o papel de Rui Barbosa na construção do Brasil moderno. Delfim Netto, Marco Maciel e Aldo Rebelo são os convidados. O debate acontece no lançamento do livro, às 19h30, na Livraria Cultura da avenida Paulista, 2.073 (Conjunto Nacional).

Textos históricos e raríssimos de Rui Barbosa, da época que marcou a entrada do Brasil na política mundial, compõem o livro. Em 1907, Rui Barbosa representou o Brasil na 2ª Conferência da Paz de Haia.

“Com firmeza e cultura, tomou a vanguarda da América Latina nesse novo descobrimento do continente, dessa vez à cena mundial. Sua atuação foi intensamente celebrada pela população brasileira, que o recebeu como verdadeiro herói nacional e consagrou a ele o título de Águia de Haia”, relata o autor em um trecho do livro. O livro também traz fotos e ilustrações do período retratado.

Revista Consultor Jurídico, 6 de abril de 2008, 0h01

Comentários de leitores

1 comentário

Personalidades como RUI BARBOSA são verdadeiros...

Luiz Guilherme Marques (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Personalidades como RUI BARBOSA são verdadeiros "poços sem fundo" quanto à riqueza de suas vidas, suas lições e seu legado. Não se pode deixar que o nosso mais importante jurista deixe de ser conhecido pelas gerações que vão se sucedendo. Toda obra nova que surge mostrando pontos não muito conhecidos (ou desconhecidos) de RUI BARBOSA representa grande contribuição para a Cultura mundial. Parabéns aos autor Embaixador CARLOS HENRIQUE CARDIM.

Comentários encerrados em 14/04/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.