Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Solução de conflitos

Ministério da Justiça promove evento sobre Justiça Restaurativa

A Secretaria de Reforma do Judiciário, órgão do Ministério da Justiça, promove, na segunda-feira (7/4), encontro sobre Justiça Restaurativa. O evento acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo às 9h.

A Justiça Restaurativa é uma nova referência para a resolução de conflitos, especialmente nas áreas da Justiça criminal e da infância e juventude. Trata-se da aplicação de determinadas práticas que visam a aproximação entre vítima e ofensor para que a resposta àquele determinado crime venha a partir de uma decisão negociada e pactuada entre as partes.

O evento em São Paulo tem a parceria da Associação dos Magistrados Brasileiros. Contará com a participação do professor norte-americano Howard Zehr, um dos pioneiros da Justiça Restaurativa no mundo.

Zehr é professor de Sociologia e Justiça Restaurativa na Universidade da Virginia (EUA), co-diretor do Center for Justice and Peacebuilding e foi o criador do Centro de Justiça Comunitária, o primeiro programa de reconciliação entre vítimas e infratores dos Estados Unidos.

Revista Consultor Jurídico, 6 de abril de 2008, 0h01

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/04/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.