Posse de volta

Justiça determina reintegração de posse da reitoria da UnB

Autor

4 de abril de 2008, 21h29

A juíza federal substituta Cristiane Pederzolli, da 17ª Vara do Distrito Federal, concedeu à Fundação Universidade de Brasília a reintegração de posse do edifício da reitoria. O prédio foi ocupado na a manhã de quinta-feira (3/4) por cerca de 300 estudantes que pedem a renúncia do reitor Timothy Mulholland. O reitor é acusado de desviar dinheiro da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligada à UnB, para reformar seu apartamento. A informação é da Agência Brasil.

A juíza autorizou a Polícia Federal a intervir para o cumprimento da determinação judicial. Os estudantes defendem a realização de eleições paritárias para a escolha de um sucessor para Timothy Mulholland, na qual os votos dos estudantes e dos professores da Universidade tenham o mesmo peso para a escolha.

O prazo para a desocupação da reitoria terminava às 16h30. A cada hora, o Diretório Central dos Estudantes está sujeito a multa de R$ 5 mil.

O advogado Cléber Lopes, representante da OAB, foi ao local para verificar se há violação dos direitos humanos dos alunos que estão no prédio. A água e a luz foram religadas na noite de sexta-feira (4/4). O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que já foi professor e reitor da instituição, foi ao local na tentativa de encontrar uma saída pacífica para o imbróglio

Na semana passada, o presidente da CPI das ONGs, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), adiou a sessão, em que seriam votados requerimentos de quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico de pessoas ligadas à UnB e à Finatec. Colombo explicou que decidiu pelo adiamento por falta de quórum. Um dos requerimentos em pauta é o de quebra dos sigilos do ex-presidente do Conselho da Finatec, Antonio Manoel Dias Henriques, e do empresário Marcos Lima, dono da Intercorp.

Outro requerimento que deve ser votado na CPI das ONGs é o de quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico do reitor da UnB, acusado de ter sido beneficiada pelo desvio de recursos públicos no valor de R$ 470 mil aplicados pela Finatec em benfeitorias no apartamento funcional da reitoria.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!