Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Turismo sem medo

Brasil e Espanha chegam acordo para evitar deportações

Os governos do Brasil e da Espanha assinaram, nesta terça-feira (1/4), um protocolo para solucionar a crise dos turistas barrados nos aeroportos dos dois países. Segundo o documento, aqueles que tiverem dificuldade para passar pela imigração poderão entrar em contato com os consulados locais em busca de apoio. Atualmente, os barrados ficam incomunicáveis.

Segundo a BBC Brasil, o Ministério do Interior da Espanha também prometeu permitir aos barrados acesso a banheiros e às malas. Alguns brasileiros disseram que ficaram até um dia inteiro sem comida e sem poder tomar banho.

Ficou decidido ainda que haverá novos encontros para tratar do assunto imigração. O número de brasileiros na Espanha triplicou nos últimos quatro anos. A Espanha é o segundo destino imigratório no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A Espanha não mudará suas normas de controle policial nas fronteiras.

Um dos seis pontos do acordo é a intenção de reforçar a cooperação da polícia de ambos os lados, inclusive com intercâmbio de agentes. Os dois governos se comprometeram ainda a fazer melhores campanhas de informação sobre os requisitos legais para a entrada de turistas.

Caixas bancários eletrônicos nas aéreas de controle de fronteira serão instalados. O objetivo é dar aos turistas a possibilidade de sacar dinheiro se a polícia exigir a apresentação de quantias mínimas para custear a estadia.

Espanhóis dizem ter medo de chegar ao Brasil com dinheiro no bolso e ser assaltados. O documento foi assinado pelo subsecretário das Comunidades Brasileiras no Exterior, Otto Agripino Maia (Ministério de Relações Exteriores) e pela subsecretária do Ministério espanhol das Relações Exteriores, María Jesús Figa

"Não ficamos procurando responsáveis (pelas deportações). Não houve mea culpa. Olhamos para frente e a crise, propriamente, foi superada", afirmou Maia.

Revista Consultor Jurídico, 1 de abril de 2008, 20h57

Comentários de leitores

2 comentários

Hehehe...

Comentarista (Outros)

Hehehe...

? ? ? Brasil e Espanha chegam acordo para evita...

A.G. Moreira (Consultor)

? ? ? Brasil e Espanha chegam acordo para evitar deportações ? ? ? ? ? ? ? Pura "balela", para aplacar "animus" ! ! ! Na verdade, o que foi acertado e "acordado" é que cada país tem as suas leis e que, doravante, brasileiros continuarão a ser impedidos de entrar na Espanha e/ou deportados, mas, com um tratamento menos agressivo ! ! ! Por exemplo : enquanto aguardam o avião de retorno ao Brasil, em vez de dormirem no "concreto" , podem optar pela "tábua" ! ! !

Comentários encerrados em 09/04/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.