Balanço positivo

Juizado Digital de SP faz 65% de acordos em reclamações

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19 de setembro de 2007, 12h57

O Juizado Especial Digital da capital de São Paulo recebeu, em agosto, 684 reclamações. Do total, 443 tiveram acordos, o que corresponde a 65% do total. Os atendimentos referem-se às empresas Eletropaulo, Embratel, Sabesp, Telefônica e Unibanco, que mantêm parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Além das reclamações, deram entrada no setor mais 144 processos. Em 38 deles, foram efetivadas conciliações. No total, foram realizadas 702 audiências.

Inaugurado em 8 dezembro do ano passado, o local é um posto de atendimento rápido para reclamações sobre Direto do Consumidor e a primeira unidade judicial de São Paulo a funcionar sem papel.

O cidadão apresenta sua reclamação, que é registrada e digitalizada. A empresa é avisada por e-mail e o sistema informatizado agenda uma audiência de conciliação no prazo de até 15 dias. Nessa ocasião, o problema já pode ser resolvido com acordo entre as partes. Caso contrário, a reclamação se transforma em processo.

O Juizado Digital funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, na estação do metrô São Bento, na capital. O Juizado Especial Digital é o Sistema de Atendimento Diferenciado do TJ paulista, o Expressinho, informatizado.

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