Congresso em foco

Internauta escolhe os melhores parlamentares de 2007

Autor

18 de setembro de 2007, 0h00

Depois que jornalistas escolheram os 41 melhores parlamentares de 2007, caberá aos internautas definir a classificação final. A partir desta terça-feira (18/9), o site Congresso em Foco abre a votação, que termina no dia 18 de novembro. Os deputados e senadores mais votados receberão certificados atestando a boa atuação. A cerimônia de premiação acontece no dia 26 de novembro.

Os leitores do site decidirão quem vai receber os troféus reservados aos três primeiros lugares, na Câmara e no Senado, e as placas de homenagem que serão entregues aos parlamentares que ficarem entre a quarta e a décima colocação em cada Casa. Também serão premiados os deputados e senadores mais assíduos.

De acordo com a votação feita com jornalistas que cobrem política, Eduardo Suplicy (PT-SP), Renato Casagrande (PSB-ES), Jefferson Péres (PDT-AM), Pedro Simon (PMDB-RS), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) são, em ordem decrescente, os senadores que melhor exercem ou exerceram o mandato durante este ano de 2007.

Os deputados federais mais votados são, também em ordem decrescente, Fernando Gabeira (PV-RJ), Chico Alencar (Psol-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Arlindo Chinaglia (PT-SP), José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Flávio Dino (PCdoB-MA).

Pré-seleção

Cada jornalista pôde citar o nome de até 15 deputados e até 10 senadores. Foram usadas três urnas. Uma percorreu as redações da capital federal, enquanto outra circulou pelas dependências do Congresso, coletando os votos dos jornalistas credenciados na Câmara ou no Senado ou que trabalham nos veículos de comunicação das duas Casas (TV, rádio, jornal e agência). A terceira ficou na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, que apoiou e fiscalizou todo o processo.

A cédula de votação entregue aos jornalistas trazia duas perguntas: “Na sua opinião, quais são os melhores deputados federais que exercem ou exerceram o mandato durante este ano de 2007? Na sua opinião, quais são os melhores senadores que exercem ou exerceram o mandato durante este ano de 2007?”.

Premiação

O Prêmio Congresso em Foco foi entregue pela primeira vez em solenidade realizada em 19 de dezembro de 2006, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. Mais de 5,3 milhões de votos foram registrados no site pelos internautas.

O prêmio teve o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e de várias entidades da sociedade civil.

Clique aqui para votar.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!