Primeiro da lista

Ex-banqueiro Salvatore Cacciola é preso em Mônaco

Autor

15 de setembro de 2007, 17h00

O ex-banqueiro italiano Salvatore Cacciola foi preso pela Interpol neste sábado (15/9), em Mônaco, na Europa. O Ministério da Justiça confirma a prisão de Cacciola, foragido há sete anos. Ele era dono do Banco Marka e foi condenado a 13 anos por desvio de dinheiro público e gestão fraudulenta de instituição financeira.

Segundo a Polícia Federal, o italiano era o número 1 na lista de procurados pela Justiça brasileira. O governo brasileiro já está providenciando o pedido de extradição do ex-banqueiro. As informações são da Globo News.

Cacciola é um dos envolvidos no escândalo do socorro aos bancos Marka e Fonte Cindam, logo após a desvalorização do real, em janeiro de 1999. O escândalo envolveu ex-funcionários do Banco Central, dos dois bancos e consultores independentes e provocou prejuízo de R$ 1,57 bilhão aos cofres públicos.

Na época, Marka e FonteCindam tinham muitos contratos atrelados ao câmbio e foram surpreendidos pela desvalorização do real. Alegando risco sistêmico, o BC ajudou os banqueiros a cobrir o rombo, vendendo dólares por cotação inferior a do mercado.

Em outubro de 2005, Cacciola e o Banco Marka foram absolvidos no processo em que eram acusados de propaganda enganosa, má gestão e gestão fraudulenta por investidores do fundo cambial do banco, o Nikko. A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça. Com a decisão, o banco Marka e Cacciola foram liberados de pagar indenizações de até R$ 2 milhões por investidor.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!