
Globo é condenada por mostrar na TV lista de suspeitos

Por mostrar no jornal local uma lista de supostos envolvidos na chamada máfia do Detran, a TV Globo
terá de pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais para cada uma das oito pessoas que entraram
com a ação. A decisão unânime é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que
reconheceu o dano moral na situação específica. Cabe recurso.

Segundo a desembargadora Cristina Teresa Gaulia (relatora), ainda que o lançamento da lista no vídeo
tenha sido rápido, era apenas uma fase do processo criminal e, portanto, a emissora não poderia prejulgar
e condenar antecipadamente as pessoas.

Os autores da ação alegam que, como servidores públicos do Rio de Janeiro, lotados no Departamento
de Trânsito, foram colocados em disponibilidade pelo governador com a publicação dos decretos 26.864
e 26.865, de 2 de agosto de 2000. Afirmam que no mesmo dia a TV Globo, no telejornal RJ-TV,
noticiou que os funcionários destituídos de seus respectivos cargos, faziam parte de uma quadrilha
organizada, denominada “Banda Podre do DETRAN”.

De acordo com os funcionários do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, o telejornal 
RJTV afirmou que os servidores, destituídos de seus cargos, pertenciam a uma quadrilha organizada,
chamada de banda podre do Detran. Segundo eles, a notícia foi sensacionalista, visando apenas à
audiência, sem apurar se, de fato, tratava-se de criminosos.

A emissora teria divulgado uma relação de funcionários supostamente ligados ao esquema de roubo de
carros, falsificação de documentos, emplacamento ilegal, venda de carteiras de habilitação e adulteração
de chassis. Já a Globo argumentou que não houve, na reportagem, qualquer juízo de valor em relação
aos funcionários do Detran, que haviam sido afastados pelo governo estadual.

Em primeira instância, o juiz considerou que a reportagem se baseou em fatos verdadeiros que foram
comunicados pelo presidente e pela corregedoria do Detran. Só depois é que o ato do governador, de
colocar em disponibilidade os funcionários através de dois decretos, foi invalidado. A decisão foi
reformada pelo TJ fluminense.

Procurado pela reportagem, o advogado Francisco Quental, que representa a Rede Globo, não foi
encontrado para comentar a decisão.

Apelação Cível 2007.001.44.902

Date Created
09/09/2007

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 09/09/2007


