União de forças

Prefeitura, comunidade e juiz se unem para reformar delegacias

Autor

8 de setembro de 2007, 0h00

Em Guarabira, cidade do agreste paraibano, uma iniciativa que uniu prefeitura, comunidade local e Judiciário, conseguiu reformar as celas de quatro delegacias locais e deu mais dignidade aos presos. Por iniciativa do juiz Gustavo Pessoa Tavares de Lyra, da 2ª Vara da cidade, o grupo juntou forças para melhorar as condições onde estavam alojados adolescentes e mulheres que aguardam julgamento.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça da Paraíba, a situação mais crítica era das celas dos adolescentes. Os vasos sanitários não tinham condições de uso e as paredes estavam sem pintura e esburacadas. “Não havia condições de nenhum ser humano permanecer no local. Afinal, o preso perde a liberdade, mas não a dignidade humana”, afirmou o juiz.

Revoltado com a situação, o juiz primeiro tentou acionar a companhia de água para melhorar o saneamento básico do lugar. Não foi atendido. Ele também mandou ofício para autoridade policial, que não lhe deu respostas.

Por sua conta, Tavares de Lyra então comprou sacos de cimento. Passou o chapéu entre os comerciantes da cidade e conseguiu novos vasos sanitários. A prefeitura entrou com outros materiais, como tintas, rolos de pintura e pincéis.

Os presos, maiores interessados, ficaram com a mão-de-obra. Através do projeto “Prestação Social”, do juiz Bruno Azevedo, da Vara de Execuções Penais de Guarabira, ficou determinado que para cada três dias de trabalho os detentos reduziriam em um dia a pena. Com medidas simples, os esforços coletivos renderam, enfim, um lugar mais humano para os presos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!