Combate à corrupção

Lula defende mecanismos para agilizar Justiça no país

Autor

7 de setembro de 2007, 12h31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (6/9) a criação de mecanismos para dar mais agilidade à Justiça. “O que nós precisamos é, isso sim, criar mecanismos de inteligência para melhor investigar e permitir, garantir que o Poder Judiciário seja mais rápido no julgamento”. As informações são da Agência Brasil.

Lula disse, ainda, que se o país tivesse feito, ao longo dos últimos 50 anos, 20% do que o atual governo fez no combate à corrupção, o Brasil teria alcançado o que se chamou na Itália de Operação Mãos Limpas. Desenvolvida a partir de 1992, a operação revolucionou a política daquele país, combatendo a corrupção. “O que é importante ter claro é que não existe hipótese de haver uma denúncia e não haver investigação”, disse Lula em entrevista coletiva a emissoras de rádio.

Sobre o caso do presidente do Senado, Renan Calheiros, Lula observou que, assim como qualquer outro cidadão, ele tem o direito de se defender. “É assim em todo e qualquer lugar do mundo e é bom que seja assim, que seja garantido o direito às pessoas, tanto o direito do acusador, quanto o direito daquele que vai se defender. O que nós queremos é que tenha agilidade nesse processo, que haja justiça para que efetivamente se separe o joio do trigo”.

O presidente ressaltou que é importante garantir o direito à defesa. “Como cidadão brasileiro, quando eu não estava aqui na Presidência, mas estava lá no sindicato em São Bernardo, a gente fica torcendo que pegou, pegou, prendeu, prendeu, toma tudo que pegou de volta e está resolvido o problema. E não é assim, não é simples assim e é bom que não seja assim porque é importante que a democracia garanta às pessoas o direito de defesa”, afirmou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!