Hora do troco

Renan Calheiros articula Câmara para criar CPI da TVA

Autor

6 de setembro de 2007, 21h59

Em articulação comandada por Renan Calheiros, a Câmara dos Deputados deu o primeiro passo para a criação de uma CPI para investigar a operação de venda de parte da TVA, que tem como proprietário o Grupo Abril, para a espanhola Telefônica. O requerimento, de autoria do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), foi protocolado com 181 assinaturas — dez a mais do que o necessário. As informações são da Agência Folha.

Segundo a agência, a bancada do PT foi a que deu mais apoio, com 59 assinaturas, seguida pelo PMDB, com 29. Na oposição (PSDB, DEM, PSOL e PPS), dez deputados aderiram. Renan fez o anúncio na tribuna do Senado. “A Câmara dos Deputados, numa atitude patriótica, constituiu uma comissão parlamentar de inquérito, com quase 200 assinaturas, para investigar essa ardilosa transação.”

Os ataques de Renan ao Grupo Abril, que é proprietário da TVA e da revista Veja, começaram depois que a revista publicou denúncias contra ele.

Em nota à Folha, o Grupo Abril, disse que “é uma tentativa espúria de alguns poucos, dentro e fora do parlamento, para manipular a Câmara dos Deputados de modo a atingir a Abril pelos fatos que Veja tem revelado sobre o senador Renan Calheiros”.

Segundo a Agência Estado, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que é contra a instalação da CPI da TVA. “Os procedimentos da venda foram acompanhados pelo Ministério das Comunicações e eu conheço os documentos que foram apresentados à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Se tivesse alguma coisa errada, não teria passado pelos conselheiros”, afirmou o ministro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!