Prazo de validade

PF apreende 16 toneladas de queijo vencido em Minas Gerais

Autor

30 de outubro de 2007, 12h07

A Polícia Federal apreendeu 16 toneladas de queijo mussarela com validade vencida, na segunda-feira (29/10), em Minas Gerais. O produto estava estocado em um depósito no bairro Parque das Américas e foi localizado por conta de uma denúncia anônima.

Os policiais apuraram que o queijo era comprado no estado de Goiás para ser reembalado em Uberaba. O produto era adquirido nas vésperas da data de validade ou já vencido, mas a nova embalagem tinha uma data estendida.

Além dos queijos, os policiais apreenderam também sacos com embalagens usadas. A Polícia Federal vai apurar agora a responsabilidade de empresas e pessoas físicas na comercialização do produto.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou uma alteração no sistema de fiscalização das empresas de laticínios sob controle do Serviço de Inspeção Federal, na segunda-feira (29/10), de acordo com a Agência Estado. Segundo o ministro, uma equipe formada por três fiscais federais agropecuários (dois médicos veterinários e um agente de inspeção sanitária) fará auditorias aleatórias nas empresas.

As vistorias serão mensais e definidas por sorteio. Até agora, a fiscalização é de responsabilidade de um agente que trabalha permanentemente nas empresas. Aos poucos, a figura do fiscal fixo será eliminada, explicou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Nelmon Oliveira da Costa. Ele conta que as auditorias serão feitas, inicialmente, em Minas, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul.

“Esperamos que a nova fiscalização aumente a eficiência”, disse o ministro. Ele acrescentou que o grupo responsável pelas auditorias fará uma avaliação criteriosa do funcionamento da empresa, de seus processos produtivos e também do desempenho dos servidores responsáveis pelo Serviço de Inspeção Federal enquanto ainda trabalharem nas empresas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!