Operação X-9

Polícia Federal investiga doleiros em São Paulo e Minas

Autor

25 de outubro de 2007, 12h48

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (25/10) a Operação X-9, com o objetivo de desarticular uma quadrilha de doleiros que atuava principalmente na região de Alphaville em Barueri, São Paulo. A operação atinge também Minas Gerais.

No total os policiais cumpriram seis mandados de prisão temporária — quatro deles em São Paulo — e 11 mandados de busca e apreensão. Os federais localizaram dinheiro, documentos e aparelhos eletrônicos de alto valor sem nota fiscal.

Segundo informações da Polícia, a organização agia no mercado paralelo de câmbio e realizava operações conhecidas como dólar-cabo (transferências de divisas do e para o exterior sem o manuseio de papel moeda). O grupo possuía ramificação nos Estados Unidos. Entre os principais clientes há empresas e imigrantes brasileiros residentes nos Estados Unidos, que buscam enviar a seus parentes no Brasil parte do dinheiro ganho no exterior, sem o conhecimento das autoridades brasileiras.

Os acusados responderão pelos crimes de evasão de divisas, operação de instituição financeira sem a competente autorização, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Dólar Cabo: Estabelece o parâmetro de compra e venda de moeda que será utilizada para transferência direta do exterior, e para o exterior via ordem de pagamento, portanto, sem o manuseio do dólar papel.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!