Tolerância zero

Confecção é punida por usar modelos nus em propaganda

Autor

19 de outubro de 2007, 14h27

A grife Ellus Jeans foi condenada pela Justiça de Santa Catarina a pagar indenização de R$ 500 mil por danos morais por uma publicidade considerada abusiva. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a empresa já recorreu da decisão.

Para o juiz Domingos Paludo, da Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, a peça ultrapassou “as barreiras morais atuais sugerindo às abertas, para vender calças, que elas influem nas práticas sexuais dos jovens e dos adolescentes — a quem se destinam com maior freqüência ou a quem os apelos convidam mais eficientemente”.

As imagens, veiculadas em outdoors e em outros meios, foram retiradas no final do ano passado, por uma decisão provisória concedida por Paludo.

Em uma das fotos, os modelos abraçados usam apenas calças. Em outra, a modelo aparece nua à beira-mar usando os jeans para cobrir o corpo.

Na ação, o promotor de Justiça Fábio Trajano diz, sobre uma das fotos, que “não há quem precise de muita imaginação para entender o gesto do rapaz. Ele está prestes a tirar as calças, enquanto a garota já se encontra sem roupa.”

Segundo o Ministério Público, a propaganda tem “forte apelo sexual” e “houve flagrante deturpação de valores sociais e culturais, pois uma empresa que tem como principal objetivo a comercialização de roupas [nem] sequer as mostra”.

A indenização será destinada ao Fundo de Bens Lesados do Estado. A decisão de 23 de julho só foi divulgada esta semana, quando as partes foram notificadas. O presidente e fundador da Ellus, Nelson Alvarenga, afirmou, em nota, que “não concorda com o teor que está sendo objeto de recurso”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!