Consultor Jurídico

Comentários de leitores

19 comentários

Continuamos a formar analfabetos. Saem das Facu...

Jose Antonio Dias (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Continuamos a formar analfabetos. Saem das Faculdades sem saber a lingua portuguesa. Resultado: Não entendem as questões formuladas pela OAB.

com perdão a má digitação, "agente externo".

Cissa (Bacharel - Administrativa)

com perdão a má digitação, "agente externo".

Interessante alguns posicionamentos. Lembro-me ...

Cissa (Bacharel - Administrativa)

Interessante alguns posicionamentos. Lembro-me de um tempo onde a PUC tivnha em média 6 meses de anao letivo, os outros 6 eram de greve, assim como a USP. Hoje continuam as greves e as "meias" aulas, esse aroma denota uma certa podridão nuns reinos próximos... Onde está o Ministério Público para analisar como agente externo o que está ocorrendo? Essa brincadeira não pode ser só da AOB tem que ter um agente "sério" eterno.

Como passar no exame da ordem: 1 - Leve o cu...

Hercules (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

Como passar no exame da ordem: 1 - Leve o curso a sério; 2- Quando normalmente as matérias "... parte geral ..." são fundamentais, não se constroi uma casa pelo telhado; 3 - A cervejinha é necessária, porém, no momento certo; 4 - O professor é ruim? Estude um pouco mais; 5 - A vida é feita de objetivos, tenha um; 6 - Considere o exame da ordem não como um filtro, coorporativismo, desnecessário, mas como um qualificador da profissão que você escolheu. 7 - Se você acha que domina a matéria, estude um pouco mais, com certeza n aviada prática você necessitará de algo mais. Boa Sorte!

Pertinente observação, Sr. Luiz Carlos. O fo...

Reinaldo Del Dotore (Estudante de Direito)

Pertinente observação, Sr. Luiz Carlos. O formando, ao final da graduação, inscreve-se em curso preparatório na mesma faculdade! Eloqüente exemplo de Síndrome de Estocolmo.

As faculdades de direito já estão descobrindo u...

DR LUIZ CARLOS SANTOS (Advogado Autônomo)

As faculdades de direito já estão descobrindo um novo filão no mercado. Após os cinco anos do Curso, onde se deveria preparar ao menos em 50% o aluno; tanto pela grade obsoleta, quanto ao nível de exigência da OAB, agora, as faculdades, principalmente as particulares, estão criando cursinhos direcionados para a prova da Ordem, E O PIOR ESTÃO COBRANDO POR ISSO. O graduado só descobre a importância do Exame e percebe quando comparece às audiências, quando faz consultorias, qunado milita na advocacia etc. A OAB deve sempre exigir qualidade, porém com a ressalva de que aplique a prova de acordo com uma grade por ela pré-determinada. luiz carlos santos adv

Sr Farolin, Considero importante, e não péss...

Reinaldo Del Dotore (Estudante de Direito)

Sr Farolin, Considero importante, e não péssimo, o exemplo do exame da OAB. Se há problemas, que sejam sanados. Se o modelo não é adequado, que seja revisto. Se um mau termômetro acusa febre inexistente, que seja reparado ou trocado o instrumento; desaconselhável seria desistir da mensuração. Seria ótimo que outras carreiras profissionais adotassem filtro semelhante. Falo com conhecimento de causa: formado em odontologia há mais de 20 anos, estou cansado de testemunhar autênticas atrocidades perpetradas por "profissionais" que não estariam no mercado se houvesse exame semelhante para a carreira.

Nota-se neste artigo, ao contrário do que se qu...

Farolin (Bacharel - Previdenciária)

Nota-se neste artigo, ao contrário do que se quer afirmar com nas entrelinhas da matéria, que os indices de aprovação com diferenças tão grandes entre um e outro exame é de que não pode haver uma diminuição ou aumento da qualidade do ensino nestas proporções. Inocência imaginar que de uma hora para outra as Faculdades de Direito melhoram ou pioram com tamanha diferença. Nota-se ao fim, que se trata mesmo do que todos já sabem: QUE ENTRE UMA E OUTRA PROVA APLICADAS, HÁ UM GRAU DE DIFICULDADE MAIOR OU MENOR. O que significa dizer que se a OAB quer reprovar, repova; se não, aprova. Ou seja: os Bacharéis estão nas mãos e dependentes do humor da OAB. Injusto por certo e passível de se tomar providências urgentes, antes que outras classes de trabalhadores venham copiar este péssimo exemplo e reservar para si - para os seus integrantes -, o sagrado Direito Constitucioanl ao trabalho. Inadimissível.

Hoje em dia se formam bacharéis em direito e nã...

Antonio José F. de S. Pêcego (Professor Universitário - Criminal)

Hoje em dia se formam bacharéis em direito e não advogados como outrora que tinham que prestar juramento na formatura. Assim, igualmente hão de se preparar para prestar exame da OAB, Ministério Público, Magistratura, Defensoria Pública etc, não podendo esse percentual ser referência para com a qualidade do ensino, sob pena de também considerarmos com relação ao índice dos reprovados nas demais carreiras de operadores do direito.

Pelo que posso notar, após a leitura de alguns ...

Reinaldo Del Dotore (Estudante de Direito)

Pelo que posso notar, após a leitura de alguns comentários, a parte da prova que deve responder pela maioria das reprovações é a que versa sobre a ética.

Eu acredito que seria necessária uma análise ...

Cissa (Bacharel - Administrativa)

Eu acredito que seria necessária uma análise mais apurada sobre esse exame, ou o ministério público ou outra forma externa de avaliação. Isso a cada dia fica mais suspeito. Me parece carta marcada.

Caro "Comentarista": quem disse que para passar...

observador_paulista (Outros)

Caro "Comentarista": quem disse que para passar em concurso público não precisa estudar? A maioria deles apresenta grau de dificuldade maior do que o Exame da Ordem, com número de inscritos, não raro, também em maior proporção. E a velha frase de "mamar na teta do governo" só deve ser aplicada àqueles que ganham sem trabalhar, sem generalização.

Deixemos as bobagens de lado, por favor... Q...

Comentarista (Outros)

Deixemos as bobagens de lado, por favor... Quem não quiser estudar para ser aprovado no exame da Ordem (e, via de regra, advogar e da militância sobreviver), que faça concurso público e viva mamando nas tetas do governo para o resto de suas vidas. Ora bolas...

O exame da Ordem não tem nada de difícil, é só ...

Gustavo (Advogado Associado a Escritório)

O exame da Ordem não tem nada de difícil, é só estudar com dedicação e não achar que a prova vai ser igual à da Faculdade... Sou recém aprovado e já saí da prova sabendo que tinha sido aprovado - é só se preparar... Falar que o exame é difícil é desculpa de frustrado incompetente.

Prezado Célio : lendo sua redação compreendo su...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Prezado Célio : lendo sua redação compreendo sua posição. Nunca falha : a lógica é lógica !!! acdinamarco@aasp.org.br = al. joaquim eugênio de lima, 696 = cj. 34 = fone: 3294-1935 = São Paulo.

Esqueci-me : confundir professor titulado com p...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Esqueci-me : confundir professor titulado com professor de qualidade é uma das maiores bobagens que já ouvi e li. acdinamarco@aasp.org.br

Será a deficiência está nos alunos nas Universi...

cjr.direito (Outros)

Será a deficiência está nos alunos nas Universidades, nos professores ou até mesmo na própria OAB? Fiz esta pergunta um dia para um Conselheiro da OAB aqui no Estado de Goiás, mas até hoje não sei da resposta. Penso que a fase mais difícil seja a segunda, pois, aí sim, é onde se testará se o bacharel sabe ao menos fazer uma peça. Mas lançarei uma pergunta e, caso alguém saiba responder, que envie para o e-mail cjr.direito@bol.com.br. Na verdade, alguém algum dia discutiu sobre a constitucionalidade do Exame de Ordem,porque os outros profissionais não fazem, em especial o de Medicina, onde, após terminar seu curso, está apto ao menos a ser clínico geral, onde na verdade, irá lidar com o maior bem protegido, "a vida", e aí, algum questionamento? Assim, caso alguém possa me ajudar, tenho vontade de acionar o Poder Judiciário para se pronunciar. Penso que nós alunos temos que nos preparar mais para o exame de Ordem, mas será que nosso decoreba para a prova, vai nos ajudar na aprovação do dia-a-dia? Esta sim é a maior exclusão do mercado, onde os que não se aperfeiçoarem, não tem sucesso. Abraços. Célio O. de Souza Júnior.

Olá, professor. Onde está a minha prometida lis...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Olá, professor. Onde está a minha prometida lista ? Lembra-se ? E antes que eu me esqueça, quando a Faculdade é boa, não há necessidade de realizar qualquer simulado.Cumprido, e bem, o programa, o sucesso é automático. Daí, se a Escola é fraca, o resultado é, e será sempre, esse. acdinamarco@aasp.org.br = al. joaquim eugênio de lima, 696 = cj. 34 = fone: 3294-1935 = São Paulo.

Algumas UNI's, como a UNIP, começam a se mexer....

Armando do Prado (Professor)

Algumas UNI's, como a UNIP, começam a se mexer. Esta, fará simulado no dia 27 para seus alunos. Assumirão o papel de cursinho para a OAB? Cursinho ou Faculdade de Direito? E os professores não titulados e despreparados, quando serão ouvidos e "consertados"?

Comentar

Comentários encerrados em 27/10/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.