Baixa produtividade

Congresso aprovou um dos 2 mil projetos apresentados este ano

Autor

14 de outubro de 2007, 11h57

Desde o dia 1º de fevereiro, quando começou a atual legislatura no Congresso Nacional, os parlamentares apresentaram 2.161 projetos de lei, mas apenas um deles foi transformado em lei.

Das proposições apresentadas até quinta-feira (11/10), a única que virou lei foi a do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), que alterou a Lei 9.096, de 1995, para estabelecer o critério de distribuição do Fundo Partidário. O levantamento foi produzido pelo site G1.

No mesmo período, os parlamentares aprovaram 49 medidas provisórias (16 editadas em 2006 e 33, em 2007). Mas o trâmite da medida provisória é muito mais rápido, já que tem 45 dias para ir a plenário, caso contrário tranca a pauta da Casa.

Na atual legislatura, foram aprovadas 350 matérias, sendo 275 projetos de decreto legislativo, 49 medidas provisórias, 23 projetos de lei, duas propostas de emenda à Constituição e um projeto de lei complementar.

Dos 23 projetos de lei aprovados, 12 são de autoria do Senado, sete do Executivo, três da Câmara e um do Tribunal Superior do Trabalho. No entanto, como já foi destacado, apenas um deles, o de autoria de Henrique Eduardo Alves, foi apresentado nesta legislatura.

No total, 2.206 projetos de lei foram apresentados até 11 de outubro. Além dos 2.161 de autoria de parlamentares, o Executivo apresentou 26; Tribunal Superior do Trabalho, 13; Superior Tribunal de Justiça, 2; Procuradoria-Geral da República, 2; Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal Militar, 1 cada.

Um projeto de lei pode passar por até três comissões de mérito, e cada uma delas tem 40 sessões, em caso de tramitação ordinária, para analisá-lo. Se passar de três de comissões, a matéria será apreciada por comissão especial antes de ser enviada ao plenário.

Jeitinho

Devido à dificuldade para se aprovar um projeto no Congresso Nacional, os parlamentares descobriram uma via mais simples para verem seus projetos transformados em lei. Eles apresentam emendas às medidas provisórias, o que torna o caminho mais rápido.

A MP 350 que incentiva a compra de casa própria pela população de baixa renda virou lei acrescida de um artigo sobre normas para rótulos nas embalagens de leite. Outra que criava gratificação para servidores de carreira do INSS, a MP 359, alterou o Estatuto do Desarmamento.

Os parlamentares descobriram que é mais fácil acrescentar artigos na medida provisória do que apresentar um projeto sobre o assunto, que tem que ser examinado pelas comissões de mérito e depois pela Comissão de Constituição e Justiça.

O campeão de proposições apresentadas é o deputado Neilton Mulim (PR-RJ), com 58. Carlos Bezerra (PMDB-MT) e Sandes Júnior (PP-GO), que dividem o segundo lugar, com 40 cada um. Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) tem 29 propostas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!