Justiça integrada

Justiça do Rio de Janeiro vai se comunicar por videoconferência

Autor

27 de novembro de 2007, 16h46

Enquanto a videoconferência não é legalizada para ser aplicada nos casos em que os acusados precisam ser transferidos de cidades, ou até estados, para serem ouvidos pelo juiz, os responsáveis pelos 13 Núcleos Regionais da Corregedoria Geral da Justiça do Rio de Janeiro (NUR) vão se comunicar com as diretorias gerais do Tribunal de Justiça sem sair do lugar.

A medida foi anunciada nesta terça-feira (27/11), durante encontro do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, e do corregedor-geral, desembargador Luiz Zveiter, com juízes e servidores do 5° NUR, em Volta Redonda, no sul fluminense.

A medida faz parte do Projeto de Fortalecimento dos Núcleos Regionais. De acordo com o corregedor, o objetivo é reduzir gastos, economizar tempo e racionalizar o trabalho. “Servidores de regiões mais distantes do estado não precisarão se deslocar até a capital para resolver problemas administrativos, e todos os núcleos poderão se comunicar simultaneamente”, afirma Zveiter.

O projeto piloto deverá ser lançado na segunda quinzena de janeiro de 2008, no 5° e no 12° NUR (Zona Oeste do Rio). Depois de consolidado, a idéia é implantá-lo em todo o estado até o final do próximo ano. O novo modelo prevê a descentralização e a regionalização dos núcleos, com a adoção de rotinas administrativas padronizadas.

“Nosso objetivo é a resolução dos conflitos de interesses dos cidadãos, com eficiência e eficácia, em tempo razoável, para a construção da tão almejada paz social”, disse o presidente do TJ no encontro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!