
Ataques de Paulo Henrique Amorim são patrocinados

O conhecido jornalista Paulo Henrique Amorim usa seus espaços na imprensa para defender interesses
privados e fazer propaganda do governo. Ele está na linha descendente de sua carreira e se engajou na
batalha comercial do lulismo contra Daniel Dantas, recebendo 80 mil reais por mês pela tarefa.

Levada ao crivo da Justiça, essa caracterização não foi considerada ofensiva, deturpada ou inverídica.
Em ação movida por Amorim contra o jornalista Diogo Mainardi e contra a revista Veja, o juiz Manoel 
Luiz Ribeiro, da 3ª Vara Cível de Pinheiros, na capital paulista, disse que o artigo de Mainardi
revelando a conduta de Amorim atendeu o interesse público. O empresário não conseguiu a indenização
por dano moral que pretendia, mas ainda pode recorrer. A vitória foi obtida por Alexandre Fidalgo e
Thais Matos do escritório Lourival J. Santos.

Paulo Henrique Amorim — com profissionais da sua estatura e objetivos — estão enredados em outros
conflitos e são alvos de acusações parecidas. Duas semanas atrás, este site divulgou entrevista de
Luciane Araújo, testemunha em processo que corre em Milão. Amorim está em uma lista de pessoas
contratadas para afastar Daniel Dantas do comando da Brasil Telecom. Dantas foi incinerado e Amorim
contratado pelo portal da operadora adversária do dono do Opportunity, o iG, por uma alta soma.

Evidentemente, se conseguisse, Dantas afastaria seus adversários da mesma forma. O mundo dos
negócios é inclemente. Mas o que saiu do padrão no caso não foi a agressividade típica de acionistas e
investidores concorrentes. O que impressiona é o envolvimento direto do governo, com a mobilização da
Polícia Federal e da Abin; deputados, senadores; pelo menos um representante do Ministério Público e
jornalistas — atores que, em tese, têm outros papéis no contrato social.

A investigação de Milão foi aberta porque os italianos queriam a Brasil Telecom para eles. Gastaram
uma fortuna com uma rede de colaboradores camuflados, mas não atingiram o objetivo. Agora, os
acionistas da operadora querem seu dinheiro de volta e responsabilizar quem se beneficiou com os
esquemas.

O cenário, na ocasião, era uma briga de foice. Acionistas de teles disputavam o bilionário mercado de
telefonia que se abriu com a privatização. Cada concorrente eliminado poderia representar alguns
bilhões a mais na carteira do algoz. O banqueiro Daniel Dantas era a maior ameaça, por ser um
adversário perigoso e por ter, à época, a retaguarda do maior banco do mundo: o Citibank. Era preciso
desbancá-lo antes que ele fizesse o mesmo com os adversários. Fez-se o mutirão. A tática: usar a má-
fama do banqueiro para atribuir a ele todo tipo de falcatrua.

O material produzido pelo jornalista era festejado quando chegava à Itália, conta Luciane Araújo,
contratada como tradutora por uma empresa de segurança que prestou serviços à Telecom Italia: “Quem
tem o Paulo Henrique Amorim não precisa de mais ninguém”, costumava dizer o chefe de operações
clandestinas da Telecom Italia, Marco Bernardini. Procurado, o empresário-jornalista não quis se
manifestar.

Quem coordenava os colaboradores brasileiros da disputa era o empresário Luís Roberto Demarco,

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 26/11/2007



criador das Lojinhas Virtuais do PT, um esquema de arrecadação partidária que ajudou a eleger Lula.
Pela apuração feita na Itália, Demarco recebeu pelo menos 500 mil dólares dos espiões da Telecom
Italia. Essa receita não foi declarada no Brasil. Demarco é sócio de Amorim em um projeto comercial
batizado de “Brasil Limpo”. A idéia é financiar jornalistas que queiram escrever livros para eles.

Os fundos de pensão dominados pelo PT tomaram a Brasil Telecom e se associaram a seus antigos
adversários do Citibank. Os italianos sobraram. Foram deserdados pelos petistas. Paulo Henrique
Amorim continuou em ação. Segundo os defensores de Dantas, Amorim e seus parceiros têm a
incumbência de produzir notícias às vésperas de cada julgamento que o banqueiro enfrenta nas dezenas
de tribunais em que mantém ações, como acusador ou como acusado.

Poucos dias atrás, Amorim descreveu à Folha de S.Paulo como pratica seu jornalismo: “Quando a gente
senta no computador para escrever, é como se estivesse apertando aqueles botões que disparam mísseis”,
disse ele, referindo-se a seu trabalho. “Cada vírgula minha tem um alvo”, completa, dizendo que a sua
atuação “é um exercício de pancadaria verbal, de pancadaria ideológica”.

Diante de decisões judiciais que não favoreceram o governo nos últimos meses, ele passou a questionar a
honestidade de ministros do Supremo Tribunal Federal e a defender o fechamento da TV Justiça. “STF,
seu outro nome é impunidade”, foi o título de um de seus textos. Para prejudicar o ministro Gilmar
Mendes, Amorim divulgou que o integrante do STF fora mencionado em um grampo comprometedor. A
degravação em que ele se baseou deixava claro que não se tratava de Mendes. O erro de informação,
contudo, não foi corrigido até hoje.

O convidado de estréia de seu telejornal na TV Bandeirantes, em 1997, foi o presidente Fernando
Henrique Cardoso, com quem antes se encontrou na presença de Sérgio Motta, no Palácio da Alvorada.
Ao mesmo tempo, fulminava Lula com acusações cuja gravidade aumentava com a proximidade das
eleições. Acusado de desonesto por ele, Lula processou a TV Bandeirantes. Com o PT no poder,
Amorim passou a apoiar seu governo com entusiasmo. Mas o presidente jamais concedeu entrevista a
ele, apesar de seus insistentes pedidos. Os governos Sarney e Collor ele cobriu pela TV Globo.

Também em relação às empresas jornalísticas que o contratam ele muda de opinião de forma
surpreendente. Depois de sair da Globo, escreveu um livro contra a emissora. No rastro de sua saída da
TV Bandeirantes ficaram pelo menos cinco processos judiciais de parte a parte. Hoje ele trabalha na TV
Record.

Ousado, Paulo Henrique Amorim passou a ameaçar a direção deste site depois que seu nome apareceu
na lista italiana. Durante duas semanas, o acusado e uma série de pessoas assediaram os jornalistas da 
Consultor Jurídico para obter a localização da testemunha Luciane Araújo. Como se sabe, tanto a
legislação brasileira como a italiana consideram crime a intimidação de testemunhas. Tão grave a
tentativa que é uma das hipóteses para a qual se prevê prisão preventiva.

A situação de Paulo Henrique Amorim pode não melhorar caso ele não consiga explicar porque ele
nunca declarou no Brasil a propriedade de dois apartamentos em Nova York. Ele admite a posse de três

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 26/11/2007



carros importados, uma moto e três apartamentos no valor de 800 mil reais cada um. Um patrimônio
incomum para quem vive de jornalismo no Brasil.

[Texto atualizado às 14h45, de 26/11/2007, com correção de informação

Leia a coluna de Mainardi e, em seguida, a decisão judicial

A Voz do PT

José Dirceu tem um blog. Quer saber quanto o iG gasta com ele? Eu também quero. Quer saber de 
quem é o dinheiro do iG? É seu, tonto! De quem mais poderia ser?

O iG pertence à Brasil Telecom. E a Brasil Telecom está na esfera dos fundos de pensão estatais. Eu já
contei aqui na coluna como o lulismo tomou a Brasil Telecom de Daniel Dantas. Houve de tudo:
financiamento ilegal de campanha, espionagem, chantagem, achaque e propina. Eu já contei também
qual foi o papel de Lula na trama. Chega de me repetir. Quem quiser saber mais sobre o assunto,
consulte o arquivo de VEJA. O que importa agora é como o iG está gastando seu dinheiro. E para onde
ele está indo.

Luiz Gushiken é o ideólogo da propaganda lulista. Quando os fundos de pensão passaram a influir no iG,
o portal se transformou na voz do PT. Caio Túlio Costa, aquele que Paulo Francis apelidou de “lagartixa
pré-histórica”, foi nomeado presidente do grupo em maio deste ano. De lá para cá, além de José Dirceu,
foram contratados como comentaristas Franklin Martins, Paulo Henrique Amorim e Mino Carta. Todos
eles na fase descendente de suas carreiras. Todos eles afinados com o DIP de Luiz Gushiken. Mais do
que isso: Paulo Henrique Amorim e Mino Carta se engajaram pessoalmente na batalha comercial do
lulismo contra Daniel Dantas. Quer saber quanto o iG paga a Franklin Martins? Entre 40 000 e 60.000
reais. Quer saber quanto ele paga pelo programa de Paulo Henrique Amorim? 80.000 reais.

O iG pode parecer pouca coisa. Mas é o terceiro maior portal do Brasil. Agora está pronto para difundir
a propaganda do governo. O PT acaba de elaborar um documento em que pede uma “mudança nas leis
para assegurar mais equilíbrio na cobertura da mídia eletrônica”. Muita gente está alarmada com o
documento. O temor é que, num segundo mandato, os lulistas atropelem as leis para tentar aumentar seu
controle sobre a imprensa. O fato é que isso já aconteceu pelo menos uma vez neste mandato, quando a
turma de Luiz Gushiken tomou de assalto o iG.

O documento do PT fala em oferecer “incentivos econômicos para jornais e revistas independentes”.
Independente, para o PT, é José Dirceu. É Franklin Martins. É Paulo Henrique Amorim. É Mino Carta. É
o assessor de imprensa de Delcídio Amaral, que tem um blog político no iG. Só falta o Luis Nassif. Essa
é a turma que, segundo o PT, precisa de incentivos econômicos do Estado. Carta Capital sempre atacou
Daniel Dantas. Acaba de ser recompensada por um acordo com o iG. De quanto? Eu quero saber.

Lula cantarolou a seguinte marchinha, como relatam os repórteres Eduardo Scolese e Leonencio Nossa
no livro Viagens com o Presidente:

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 3
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 26/11/2007



“Ei, José Dirceu,

devolve o dinheiro aí,

o dinheiro não é seu”

Lula conhece muito bem José Dirceu. Se diz que o dinheiro não é dele, é porque não é mesmo. Devolve
o dinheiro aí, José Dirceu.

Leia a decisão no Processo 583.11.2006.116807-7

VISTOS. PAULO HENRIQUE DOS SANTOS AMORIM, qualificado nos autos, promove ação de
indenização por danos morais em face de EDITORA ABRIL S/A. e DIOGO MAINARDI, também
qualificados, sustentando ofensa a sua honra pessoal e profissional, bem como à sua imagem, e violação
à sua intimidade por parte dos réus, através da publicação de matéria na revista VEJA, edição 1.972, ano
39, n. 35, em 06.09.2006, sob o título “A voz do PT”, de autoria do segundo-réu. Requer indenização
por danos morais, sugerindo a fixação de condenação não inferior a 1.500 salários mínimos no que
concerne aos danos à sua honra e imagem e pelo dano à sua intimidade o acréscimo de outros R$0,50
por unidade de revista posta em circulação da edição referida. Junta documentos.

Os réus foram citados por carta (fls. 261/262). Porém, sobreveio petição da co-ré EDITORA ABRIL,
requerendo que a citação do co-réu DIOGO seja realizada no endereço do Rio de Janeiro (fls. 263).
Deferida a pretensão (fls. 265), o autor postulou pedido de reconsideração da decisão, sustentando a
validade da citação do co-réu DIOGO no endereço da empresa em São Paulo (fls. 266/267). Os
argumentos foram acolhidos, sendo considerada válida a citação, fixando como início do prazo de defesa
a data da publicação da decisão (fls. 289), que se efetivou em 01.02.1007 (fls. 290). Pedido de
reconsideração da co-ré EDITORA ABRIL as fls. 291/293. Decisão mantida a fls. 294.

Contestação dos réus as fls. 299/325 e 319/326, desacompanhadas do instrumento de procuração e, no
caso da pessoa jurídica, do ato constitutivo. Réplica do autor as fls. 328/347. Determinada a
especificação de provas (fls. 392), sobreveio petição da co-ré EDITORA ABRIL, juntado instrumento de
mandato e ata da assembléia geral extraordinária (fls. 400/434). Petição do co-réu DIOGO,
regularizando sua representação as fls. 441/442. Realizada audiência de conciliação (fls. 470).

É o relatório. Fundamento e decido.

O processo comporta julgamento antecipado, na forma do art. 330, II, do CPC. Assiste razão ao autor,
quando sustenta que o prazo para juntada do instrumento de procuração é de 15 dias, a contar da prática
do ato urgente (no caso o oferecimento de contestação), prorrogável por mais 15 dias, diante de
despacho judicial, provocado por pedido da parte (art. 37, “caput”, do CPC.).

O prazo de 15 dias é automático, não depende de determinação judicial. Nesse sentido pronuncia-se a
jurisprudência: “Este prazo de 15 dias “para que o advogado exiba o instrumento de mandato outorgado

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 4
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 26/11/2007



pelo interessado é automático, dispensando qualquer ato da autoridade judicial, previsto apenas para a
hipótese de prorrogação (RTJ 116/700” (JTA 123/89). No mesmo sentido: RTJ 172/981, RT 709/87, JTJ
148/174)” (NEGRÃO, Theotônio. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor. – 33ª. ed.
atual. até janeiro de 2002. – São Paulo: Saraiva, 2002, p.148, nota 6c. ao art. 37). Findo o prazo de 15
dias, sem requerimento de prazo adicional, os atos “praticados serão havidos por inexistentes”, a teor do
art. 37, parágrafo único, do CPC. Aliás, também neste sentido orienta-se a jurisprudência: “Se o
advogado não juntou procuração nem protestou pela sua juntada no prazo de 15 dias, o ato é inexistente
(STF-RT 735/203), não sendo o caso de aplicar-se o art. 13, que cuida de hipótese diversa –
irregularidade de representação, e não falta de procuração (RTJ 144/605, maioria). A ementa deste
acórdão consigna que “a representação tardia do instrumento de mandato não convalida atos havidos por
inexistentes pela lei processual civil” (NEGRÃO, Theotônio. Código de Processo Civil e legislação
processual em vigor. – 33ª. ed. atual. até janeiro de 2002. – São Paulo: Saraiva, 2002, p. 149, nota 9a. ao
art. 37).

Ora, no caso vertente os réus ofertaram contestação em 12.02.2007 (fls. 299/325 e 319/326), sendo que
só juntaram procuração e, no caso da ré pessoa jurídica, a ata da assembléia geral extraordinária, em
26.03.2007 (ré EDITORA ABRIL – fls. 400/434) e 09.04.2007 (réu DIOGO – fls. 441/442), fora,
portanto, da quinzena legal. Não há pedido de prazo adicional de 15 dias, de forma que os atos
praticados são inexistentes, na forma do art. 37, parágrafo único, do CPC. O efeito da ausência de
contestação é a revelia, na forma do art. 319 do CPC. Não se conhece, portanto, dos termos das
contestações havidas por inexistentes.

Passo ao exame do mérito.

A ação é improcedente.

Em que pese a existência de revelia, que torna incontroverso os fatos articulados, diante da presunção de
veracidade que milita em seu favor, conforme art. 319 do CPC, a solução jurídica não favorece o autor.
O exame da matéria publicada não permite extrair a ofensa à honra, pessoal ou profissional, do autor,
nem a sua imagem ou privacidade. Não é possível esquecer que o autor é um homem público, um
jornalista renomado, uma personalidade notória, que, dessa forma, tem a sua imagem e vida íntima ou
privada sujeita a uma maior exposição pública.

A sociedade tem interesse em conhecer os passos de personalidades notórias, conhecer como vivem, o
que fazem etc. Cabe consignar, ainda, que a matéria veiculada é de interesse público e que a menção ao
autor decorre da abordagem de fatos também de interesse público. Ora, a matéria publicada envolve
fundos de pensão, BRASIL TELECOM e “INTERNET GROUP” (IG). É fato notório e veiculado
largamente na imprensa que a BRASIL TELECOM adquiriu parte do capital da “INTERNET GROUP”,
sendo que aquela pessoa jurídica possui ações de fundos de pensão, o que também acabou sendo objeto
de informação jornalística amplamente divulgada. Nessa seara é possível dizer que o interesse público
em conhecer a destinação dos fundos de pensão legitima o direito de informação.

O réu Diogo abordou o tema e assim o fazendo, para noticiar vínculos da “Internet Group” com fundos

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 5
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 26/11/2007



de pensão e “blog” de militantes do Partido dos Trabalhadores e jornalistas naquele inseridos (IG),
acabou por mencionar o nome do autor, em inequívoca intenção crítica, mas que se vê compreendida
dentro dos limites do exercício do direito de informação. Ademais, o autor, na qualidade de jornalista,
está exposto às críticas quanto a seu trabalho, não se vislumbrando intenção ofensiva à sua honra ou
imagem no corpo da matéria veiculada.

Quando se menciona a fase descendente de sua carreira, o intuito não é o de menosprezá-lo. Sem dúvida
o autor já foi jornalista da Rede Globo de Televisão, apresentando programas de elevadíssima audiência,
de forma que a menção à “carreira descendente” visa apenas identificá-lo como estando hoje em veículo
de menor expressão do que aquele outrora. Talvez até tenha sido empregada para criticar sua defesa do
“lulismo”, conforme sustenta o réu, mas dentro do limite crítico aceitável, até porque o autor de obra
literária, ou de que qualquer forma de jornalismo, como é o caso, está sempre sujeito às críticas em
relação ao seu trabalho. Aliás, a lei penal exclui a ilicitude da ofensa à honra, quando expressa por
intermédio de crítica literária ou artística sem intenção de injuriar ou difamar (art. 142, II, do CP).

Há na matéria a intenção de criticar o governo e integrantes do Partido dos Trabalhadores, bem como o
autor, por estar vinculado àquele, defendendo-o em seu “blog”, o que não viola qualquer direito de
imagem ou honra deste último. Até mesmo na menção ao contrato entre o autor e o IG não se encontra
ofensa à sua privacidade, posto que o interesse público em jogo legitima que se traga ao conhecimento
da sociedade a destinação de dinheiro público, quando se vincula os fundos de pensão à BRASIL
TELECOM e esta à “Internet Group”, contratante do autor, seja como pessoa física ou jurídica pouco
importa. O fato é verdadeiro e não há evidencia de tentativa de deturpá-lo, visando atingir a honra,
imagem ou privacidade do autor.

A matéria não busca expor a intimidade do autor, mas o vínculo contratual deste com o IG e este com os
fundos de pensão, para também criticar o apoio do jornalista aos atos do governo, conforme sustenta a
matéria escrita pelo co-réu Diogo e publicada pela ré EDITORA ABRIL. Pouco importa se o valor do
contrato é de R$ 80.000,00, R$ 40.000,00 ou R$ 20.000,00. O valor do contrato ainda que
eventualmente incorreto (não se discute o valor correto porque desnecessário e protegido pelo sigilo
necessário) é citado apenas para indicar a destinação do dinheiro público, quando o réu vincula, de um
lado os fundos de pensão e de outro, ao final da ponta, o autor, pelo vínculo contratual que tem com o IG
e o fato de nele haverem “blogs”, dentre eles o do autor, defendendo o governo.

Mesmo quando é citada a expressão “DIP de Luiz Gushiken”, a crítica está dentro do contexto da
vinculação do autor com o “lulismo”, sem intenção ofensiva à honra ou imagem do autor. Não se
observa na matéria a afirmação de fatos inverídicos, deturpados, ou mesmo crítica à forma jornalística
desenvolvida pelo autor em seu “blog” junto ao IG, com o intuito ofensivo a quaisquer valores de sua
personalidade. Como jornalista, o autor está exposto a tais críticas, sendo que os fatos da forma em que
narrados veiculam matéria de interesse público.

Deve ser sopesado o direito à informação, à crítica jornalística destituída de intuito ofensivo e à
privacidade e intimidade de personalidade notória, que possui exposição pública mais ampla do que
outra pessoa qualquer, sem tais atributos. No caso vertente o interesse público na matéria jornalística
acaba sobrepondo-se, até porque a partir dela fatos de interesse social acabam sendo apurados e muitos
deles indicam ilegalidades que só viriam à tona a partir da publicação. O autor, competente e por isso

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 6
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 26/11/2007



renomado jornalista, há de compreender melhor as licenças da imprensa e as críticas que os jornalistas
estão legitimados a produzir, a fim de expor sua visão sobre a atuação do Poder Público e vínculos
privados de notório interesse social.

Ante ao exposto, JULGO IMPROCEDENTE A AÇÃO, deixando de impor ao autor o ônus da
sucumbência, na medida em que não há resistência adequada por parte dos réus (revéis). Transitada em
julgado, arquivem-se os autos. P.R.I.C. São Paulo, 31 de outubro de 2007.

MANOEL LUIZ RIBEIRO

Juiz de Direito

Date Created
26/11/2007

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 7
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 26/11/2007


