Laços de família

Absolvido soldado que deixou posto para cuidar do filho

Autor

20 de novembro de 2007, 23h00

Soldado que abandona posto para cuidar de filho doente não merece responder ação. Neste caso, se aplica o princípio da insignificância por se tratar de típica hipótese de estado de necessidade. O entendimento é da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. Os ministros determinaram o arquivamento da Ação Penal em curso na 4ª Auditoria da Justiça Militar, do Rio de Janeiro, contra o cabo da Marinha Sidney Rogério Moreira.

O militar abandonou seu posto, quando prestava guarda, para dar assistência a um filho internado às pressas para retirar um rim. Temendo não conseguir autorização, o militar não informou de imediato a seus superiores sobre a necessidade de se ausentar.

No julgamento do pedido de Habeas Corpus, a Turma acompanhou o voto do relator, ministro Celso de Mello, que aplicou o princípio da insignificância ao caso. O ministro lembrou que o cabo estava vigiando uma bomba de gasolina, trancada, quando recebeu um telefonema desesperado da mulher, pedindo que fosse até o hospital onde o filho estava internado. Antes de sair, o militar pediu a um colega que o substituísse. Retornou horas depois para reassumir o posto. Celso de Mello disse que se tratava de uma típica hipótese de estado de necessidade.

No final de outubro deste ano, o ministro já havia concedido liminar para suspender o trâmite da ação. Moreira foi denunciado como incurso no artigo 195 do Código Penal Militar (abandono de posto).

HC 92.910

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!