Censura em questão

Estudante de Hong Kong aciona governo chinês por cortes em filme

Autor

16 de novembro de 2007, 10h51

Um estudante de doutorado em direito de Hong Kong resolveu processar o governo da China por propaganda enganosa. Dong Yanbin alega que a versão do filme “Cuidado: Luxo”, do cineasta Ang Lee, teve as cenas mais sensuais cortadas pelos censores do Partido Comunista Chinês. As informações são do site Findlaw.

Dong Yanbin acusa a Administração Estadual de Rádio, Filmes e TV, de Hong Kong, de não ter inserido o filme no sistema de classificação indicativa de faixa etária. Assim, abriu caminho para que os censores chineses “passassem a faca” das cenas mais apimentadas do filme.

Ele cursa doutorado em direito na Universidade Chinesa de Ciência Política e Direito. O processo movido contra o governo chinês é baseado no Código de Defesa do Consumidor de Taiwan. O estudante de doutorado quer receber US$ 67,00 por “falsa apologia e sofrimento mental”.

O filme de Ang Lee trata da história amorosa entre uma estudante e um oficial de inteligência do Japão, em Xangai, passada na época da Segunda Guerra Mundial. O filme, apesar dos cortes, é hoje o mais assistido em toda a China e já faturou US$ 12 milhões em bilheteria, em apenas duas semanas de exibição.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!