Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Exceção da regra

TRF da 5ª Região terá expediente normal nesta sexta-feira

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que abrange os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, terá expediente normal nesta sexta-feira (16/11), ao contrário do que afirmou reportagem da revista Consultor Jurídico, de que os juízes federais compensariam o feriado do dia do funcionalismo, que caiu em um domingo (28 de outubro), nesta sexta, dia 16. (Clique aqui para ler a notícia).

A reportagem foi publicada nesta quarta-feira (14/11). A ConJur informou que a maioria dos tribunais brasileiros não funciona nesta sexta-feira. O motivo é inusitado: ministros, desembargadores, juízes e servidores vão compensar neste dia 16 de novembro o feriado do dia do funcionalismo, 28 de outubro, que caiu num domingo. Muitas das repartições do Judiciário só voltam a abrir as portas na segunda-feira (19/11).

As exceções à regra ficam por conta do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que dão expediente normalmente nesta sexta-feira.

Não trabalha na sexta-feira o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o maior de todos os Tribunais Regionais Federais, com jurisdição sobre 13 estados da Federação e sobre o Distrito Federal. Na sua rabeira, os tribunais da 2ª, 3ª e 4ª regiões também folgam. Enquanto isso, a montanha de 60 milhões de processos aguarda julgamento nas prateleiras de comarcas e tribunais.

Além da transposição da folga de um domingo para um dia útil a fim de evitar a redundância de feriados, os dois maiores tribunais de Justiça estaduais do país — de São Paulo e do Rio de Janeiro — vão gozar mini-férias coletivas, já que aos dois dias de feriado mais dois de fim de semana, somam outro feriado no dia 20, terça-feira, consagrado à Consciência Negra. Absolveu-se a segunda-feira, 19, da obrigação de trabalhar. Em São Paulo, apenas os servidores estão obrigados a bater ponto na segunda-feira (19/11).

O dia 20 de novembro, dedicado à Consciência Negra ou a Zumbi dos Palmares, além de São Paulo e do Rio, é feriado em 225 dos 5.561 municípios do país, todos por força de leis municipais.

Revista Consultor Jurídico, 15 de novembro de 2007, 10h38

Comentários de leitores

1 comentário

Perceberam o rídiculo do título anterior ("dire...

JOHN098 (Arquiteto)

Perceberam o rídiculo do título anterior ("direito de resposta")? Bem: os concursados estarão de folga na sexta; será que os não-concursados que trabalham nas sedes da OAB estarão de plantão? Quero ver farmácias e livraria abertas na sexta, hein! Afinal, os advogados sempre dão o exemplo: prestam contas de sua ordem, fazem concurso para remunerar e escolher quem vai receber o dinheiro e por aí vai. Isso aí: vagabundos são os outros! (parafraseando Sartre).

Comentários encerrados em 23/11/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.