Censura prévia

Jornal de Maceió está impedido de citar irmão de Calheiros

Autor

10 de novembro de 2007, 10h59

O jornal Novo Extra, de Maceió, Alagoas, está proibido de citar o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL), irmão do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), direta ou indiretamente em suas reportagens. “É censura prévia contra o jornal. Não tenho dúvidas disso”, afirma Fernando Araújo, editor-chefe e um dos sócios do jornal, criticando a decisão.

A partir de um pedido de reparação de danos, o deputado conseguiu uma liminar contra o jornal, concedida pela juíza Maria Valéria Lins Calheiros, da 5ª Vara Cível de Maceió. “Defiro, em parte, o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, para vedar a publicação no jornal “Novo Extra” de qualquer matéria que atinja direta ou indiretamente a pessoa do autor”, diz trecho da decisão. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O jornal “Novo Extra” circula às sextas-feiras, em Maceió, com tiragem de 6 mil exemplares. Segundo o editor-chefe, há cerca de dois anos intensificaram-se as reportagens contra Calheiros, especialmente de eventuais crimes ambientais e violência contra trabalhadores.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!