
BrT usa informação do site do TST e perde ação

As informações publicadas nos sites de tribunais não têm cunho oficial. Os ministros do Tribunal
Superior do Trabalho reforçaram o alerta contido nos sites ao rejeitar recurso no qual a Brasil Telecom
alegava ter sido induzida a erro por falha do TST. A empresa baseou-se em informações divulgadas na
internet e depositou valor menor do que devia a três trabalhadores.

Ao julgar agravo da empresa, a Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST reforçou
que a publicação de decisões no site tem caráter meramente informativo. As fontes oficiais de
publicação dos julgados do TST são o Diário da Justiça da União e dos estados, a Revista do TST e os
repositórios autorizados à publicação da jurisprudência trabalhista, de acordo com o Regimento Interno
da Corte Trabalhista.

O erro no depósito da Brasil Telecom levou o TST a negar o seguimento de embargos ajuizados pela
empresa. A ação começou na 17ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS) e foi proposta pelo Sindicato
dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado do
Rio Grande do Sul.

O pedido era de adicional de periculosidade. Trabalhadores da Companhia Riograndense de
Telecomunicações (hoje Brasil Telecom S.A.) alegavam que mereciam o adicional por manusear cabos
telefônicos dentro de área de risco. A Justiça concedeu o adicional somente a três trabalhadores que
lidavam diretamente com eletricidade.

Com os recursos de ambas as partes, o processo chegou à 1ª Turma do TST, que condenou a empresa a
pagar o adicional de periculosidade a um número maior de trabalhadores, o que aumentou o valor da
condenação. Ao entrar com embargos, a empresa não compareceu à Coordenadoria da Turma para ter
acesso ao processo. Baseou-se no andamento processual publicado no site do TST (que não havia
alterado o valor da condenação) e depositou uma quantia menor do que a devida.

O relator do agravo, ministro Horácio de Senna Pires, disse que era obrigação da empresa verificar as
decisões através de fontes oficiais de publicação ou buscar a Coordenadoria da Primeira Turma para
consultar os autos. “Não há como se cogitar de indução ao erro pelo Tribunal, seja porque não
comprovado no agravo se houve retificação daquele acórdão ainda dentro do prazo para interposição dos
embargos, seja porque a divulgação do resultado do julgamento da revista [certidão], ocorrida também
no sítio do TST na Internet, já noticiava não apenas o provimento parcial da revista mas também a
fixação de novo valor da condenação e de custas pela Primeira Turma.”

A-E-ED-RR-725.759/2001.0

Date Created
06/11/2007

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 06/11/2007


