Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Memória da advocacia

Advogados criam ONG em homenagem a Sobral Pinto e Rui Barbosa

Os advogados Paschoal Del Gaizzo, Raul Haidar e Lúcia Helena de Lima resolveram fundar a ONG Instituto Cinco de Novembro, em São Paulo. Um dos objetivos é divulgar a obra de Rui Barbosa, o patrono dos advogados brasileiros, e Sobral Pinto, uma dos maiores advogados do Brasil. O nome do instituto é em homenagem a data de nascimento de ambos.

O lançamento oficial da ONG será no dia 5 de novembro, das 19h às 21h, perto ao Fórum João Mendes, na capital paulista. A sede será ao lado da seccional paulista da Ordem do Advogados do Brasil (Praça da Sé 371, 1º andar, sala 108, São Paulo).

A ONG se preocupará em cultuar as memórias de Rui Barbosa e Sobral Pinto, promovendo eventos artísticos e culturais como cursos, concursos, congressos, palestras, seminários, prêmios e honrarias.

Conheça as finalidades do instituto

a) divulgar a vida, a obra e os princípios dos advogados Rui Barbosa e Sobral Pinto, nascidos no dia 5 de novembro, para que sirvam de exemplo e inspiração para todos os brasileiros e, em especial, para os estudantes de Direito e advogados;

b) cultuar as memórias dos mencionados advogados, promovendo eventos artísticos e culturais que os homenageiem e enalteçam, inclusive cursos, concursos, congressos, palestras, seminários, prêmios, honrarias e demais atividades necessárias a tal objetivo;

c) estimular, incentivar e por qualquer forma promover a vocação de jovens que tenham interesse em tornar-se advogados, inclusive estimulando a instituição de programas de bolsas de estudo, totais ou parciais, reembolsáveis ou não;

d) instalar e manter biblioteca, centro de estudos, centro cultural, museu ou qualquer outro meio capaz de viabilizar ou preservar as finalidades acima descritas;

e) promover a confraternização de seus associados, por meio da promoção de eventos que para isso entenda adequados;

f) fazer outras atividades úteis ou necessárias aos objetivos anteriormente citados.

Serviço

Data: 5 de novembro

Local do evento: Rua Álvares Machado, 22, 1º andar (ao lado do Fórum João Mendes Júnior) – Centro — São Paulo

Horário: das 19h às 21h

Outras informações: pelo telefone (11) 3106-1901 ou pelo e-mail raul@ube.org.br

Revista Consultor Jurídico, 4 de novembro de 2007, 16h31

Comentários de leitores

10 comentários

Dra. Lúcia Helena, Dr. Raul Haidar e Dr. Pascho...

Luís da Velosa (Bacharel)

Dra. Lúcia Helena, Dr. Raul Haidar e Dr. Paschoal Del Gaizzo, parabéns pela oportuníssima iniciativa. Quando tudo parece sossobrar, ruir, eis que, transfiguradas, ressurgem essas criaturas colossais, que merecem a veneração de todos nós.

Fico muito feliz com a homenagem que se presta ...

Luiz Guilherme Marques (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Fico muito feliz com a homenagem que se presta a RUI BARBOSA e SOBRAL PINTO, que considero os dois mais importantes operadores do Direito de toda a História do nosso país. Gostaria de saber dos fundadores da ONG se me aceitam como associado nessa iniciativa de valorizar esses dois luminares, que nunca será demais colocar em destaque.

Interessante, mas dado o panorama moral caótico...

Dani (Outros - Administrativa)

Interessante, mas dado o panorama moral caótico que o Brasil atravessa, gostaria de saber, daqui a uns 10 anos o desfecho desta iniciativa, aparentemente louvável.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 12/11/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.