Para sair do papel

Juízes defendem agilidade na aprovação de 230 varas federais

Autor

30 de março de 2007, 0h01

Juízes federais da 1ª Região pediram maior agilidade ao Legislativo para votar o projeto que prevê a criação de 230 Varas de Justiça Federal no país. Para a Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), as que existem hoje não são suficientes para atender a demanda, cada vez maior, de processos relacionados às questões previdenciárias, ao tráfico de drogas e ao contrabando de armas.

Segundo a Ajufer, há sobrecarga de processos para o juiz titular de uma única vara no interior. Por ser o único a julgar, ele sofre com a tentativa de intimidação por parte do crime organizado “É preciso reforçar a Justiça Federal, com mais varas, mais juízes e mais estrutura”, afirma Charles Renaud, presidente da entidade.

O PL 5.829/05 é de autoria do Superior Tribunal de Justiça e tramita em regime de prioridade na Câmara dos Deputados. Aguarda a deliberação da Comissão de Finanças. Os juízes entregaram um documento ao presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). Pediram maior rapidez na aprovação do projeto.

O documento também apresenta estudos do Conselho da Justiça Federal, que revelam que muitas ações não são apresentadas devido à distância dos grandes centros, onde se encontram as varas. Segundo os juízes, essa situação causa prejuízo a União e às autarquias federais para a cobrança de dívidas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!