Consultor Jurídico

Notícias

Apagão aéreo

Controladores suspendem greve e aeroportos voltam a operar

A incompatibilidade entre a vida militar e o controle de tráfego aéreo já foram denunciadas pela OACI, Organização da Aviação Civil Internacional, e pela OIT, Organização Internacional do Trabalho:

Segundo a OIT, “A profissão de Controlador de Tráfego Aéreo é única e traz consigo características específicas que devem ser levadas em consideração e quando identificados problemas que se trate de buscar soluções."

"Os conflitos trabalhistas no controle de tráfego aéreo se devem a diversas causas. Em particular parece que existe uma correlação entre seu aparecimento e o reconhecimento inadequado da profissão; a qualidade do equipamento; a falta de capacidade dos sistemas para fazer frente aos períodos de pico de tráfego aéreo; assim como os problemas relativos aos salários e às condições de trabalho. Desta forma os Controladores devem participar, por meio de suas organizações representativas análogas na determinação de suas condições de emprego e de serviço. Além do que, os Controladores devem ser consultados sobre o desenho, a planificação e a aplicação das condições técnicas relativas aos sistemas de controle de tráfego aéreo."

O Brasil vive momentos inéditos de democracia e transparência com o resgate dos valores da ética, do respeito, com a coisa pública. aos direitos da coletividade, momento histórico que, repise-se não se coaduna com a "caixa-preta" que se tomou o controle de tráfego aéreo brasileiro.

Chegamos ao limite da condição humana, não temos condições de continuar prestando este serviço, que é de grande valia ao País, da forma como estamos sendo geridos e como somos tratados. NÃO CONFIAMOS NOS NOSSOS EQUIPAMENTOS E NÃO CONFIAMOS NOS NOSSOS COMANDOS!

Estamos trabalhando com os fuzis apontados para nós, vários representantes de associações LEGAIS estão sendo perseguidos, com afastamentos e transferências arbitrárias. A represália do alto escalão militar contra os sargentos controladores tem gerado tamanha insatisfação que não suportaremos calados em meio a tamanha injustiça e impunidade aos verdadeiros responsáveis pelo caos. Clamamos por mudanças tão quanto os passageiros desesperados por soluções imediatas.

Devido a desesperança que abateu-se sobre os profissionais de Tráfego Aéreo a partir do dia 30 de março, os Controladores de Tráfego Aéreo do Brasil irão se auto-aquartelar e iniciar greve de fome até que o Governo atenda as nossas

REIVINDICAÇÕES:

1. Fim das perseguições e retomo imediato dos representantes de associações e supervisores afastados de suas funções de origem;

2. Criação de uma gratificação emergencial para os Controladores de Tráfego Aéreo;

3. Início da desmilitarização conforme proposta do GTI com absorção voluntária da mão-de-obra dos atuais Controladores de Tráfego Aéreo militares;

4. Nomeação de uma comissão com representantes do poder executivo e dos controladores (civis e militares), a fim de acompanhar as mudanças no Tráfego Aéreo Nacional. Mudanças que devem ser assumidas formalmente pelo Governo Federal, já que ate o momento não há nenhum compromisso institucional neste sentido."

Com informações da Agência Estado.

[Notícia atualizada à 1h de 31/2/2007]com novas informações

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Revista Consultor Jurídico, 30 de março de 2007, 22h44

Comentários de leitores

5 comentários

Caro A.G. Moreira Lula e o nosso inepto min...

Band (Médico)

Caro A.G. Moreira Lula e o nosso inepto ministro da Defesa (de quem?) criaram o início de uma ação que se deve seguir nas demais forças armadas e auxiliares. A greve, o uso para interesses próprios, a chantagem contra os comandantes e os contribuintes para obterem seus interesses em detrimento do povo! O grevismo nas forças armadas!

O Presidente da República criou um precedente, ...

A.G. Moreira (Consultor)

O Presidente da República criou um precedente, inédito, no mundo civilizado e no mundo atrazado : desautorizando a Aeronáutica e os seus rigorosos regulamentos, determinou a suspensão da prisão dos amotinados militares . Este foi o ato mais desmoralizante das Forças Armadas, que já, se teve notícia no Brasil . Neste país, todos os poderes, inclusive o judiciário, dependem do governo democrata do PT e suas celebridades .

Somos réfens desta classe? O governo tem que ag...

mtpassos (Outros)

Somos réfens desta classe? O governo tem que agir com rigor , daqui a uns dias eles vão derrubar um avião para conseguir o que querem.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/04/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.