Ensino ampliado

USP cria Faculdade de Direito no interior paulista

Autor

29 de março de 2007, 0h01

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo aprovou, na terça-feira (27/3), a criação de Faculdade de Direito no campus de Ribeirão Preto, interior paulista, segundo informa a Agência USP.

A partir de 2008, a escola deverá oferecer 100 vagas para o curso de bacharelado em Direito. O período será integral. O Conselho recomendou ainda que, após três anos de início do curso, seja estudada a possibilidade de oferecer vagas também no período noturno.

O curso terá duração de cinco anos, sendo dois semestres de ciclo básico, seis semestres de ciclo institucional e dois semestres de especialização. No programa, também consta o estudo de idiomas pertinentes ao sistema romano-germânico do direito (latim, alemão e italiano) e questões relativas aos negócios agrários e à propriedade intelectual, biotecnologia e responsabilidade civil nas atividades ligadas à saúde.

De acordo com a USP, a intenção é fazer uma graduação de caráter multidisciplinar, pois algumas disciplinas serão ministradas em conjunto com outras unidades de ensino e pesquisa do campus de Ribeirão Preto.

Para os cinco primeiros anos do curso, está prevista a contratação de 40 novos professores — 70% deles em período integral — e de 18 funcionários técnico-administrativos. O processo de criação do curso foi de responsabilidade de uma comissão composta por professores da Faculdade de Direito da USP de São Paulo.

Dos 95 conselheiros presentes na sessão que votou a proposta de criação do novo campus, 91 se manifestaram a favor e quatro estavam ausentes. “Estamos levando a Ribeirão Preto a qualidade do ensino e da pesquisa que são desenvolvidos na nossa Faculdade de Direito do Largo São Francisco”, comemorou a reitora da USP, Suely Vilela.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!