Instrumento inválido

STF arquiva ação sobre promoção de juízes de Pernambuco

Autor

28 de março de 2007, 0h03

Somente cabe ADPF (Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental) quando não houver outro meio eficaz de acabar com a dúvida. O entendimento é do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. O ministro não conheceu a ADPF ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A ADPF questionou o Código de Organização Judiciária de Pernambuco, mais especificamente os artigos que disciplinam a promoção e remoção de juízes (artigo 216, caput, parágrafo 1º e artigo 226, todos da Resolução 10, de 28 de dezembro de 1970).

Os dispositivos permitem aos juízes em disponibilidade ou que não estejam em exercício a preferência para ocupar vaga que, em princípio, deveria ser destinada à remoção. A preferência é condicionada à decisão do próprio tribunal. Permitem ainda que ocorra a chamada “remoção por decorrência”. O procedimento possibilita ao juiz inscrito para a promoção, fazer uma segunda opção. Caso não seja promovido, ele é removido à função que ficar vagar.

De acordo com a AMB, os artigos violam as regras do Estatuto da Magistratura no ponto que trata da isonomia e da impessoalidade, que devem orientar o sistema de promoções e remoções de juízes.

Lewandowski decidiu que a ação não deve ser conhecida por entender que a ADPF é uma via estreita, uma ação especial, admissível apenas se atendidos determinados pressupostos estabelecidos em lei. Um desses pressupostos é o princípio da subsidiariedade, segundo o qual “não deve ser permitida a utilização da ADPF quando houver outro meio eficaz de sanar a lesividade”.

Para o ministro, é possível “a obtenção do provimento pretendido de forma ampla, geral e imediata, pela utilização de outras medidas processuais”. Esse motivo, por si só, “é suficiente para afastar a via utilizada”.

ADPF 99

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!