Impostos em dia

Filial tem de comprovar regularidade fiscal em licitação

Autor

26 de março de 2007, 13h45

Empresas licitantes devem apresentar prova de regularidade fiscal não apenas da sede, mas também da filial, quando for efetivamente a cumpridora do contrato. O entendimento é da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Os ministros negaram o recurso do estado do Rio Grande do Norte contra a empresa B.D. Energia.

O estado defendia a contratação da Leon Heimer S/A, vencedora do processo licitatório, por apresentar valores mais baixos. A B. D. Energia, no entanto, entrou na Justiça com pedido de Mandado de Segurança para impedir a contratação da Leon.

Segundo a empresa, a proposta foi feita pela Leon para que uma das filiais fornecesse o produto, o que não estava previsto no edital. A matriz do grupo está situada em Paulista, enquanto a filial, que irá fornecer o objeto do edital, se localiza na cidade de Abreu e Lima, ambas em Pernambuco.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte concedeu a ordem. “Restando claro que a filial da empresa licitante participará do certame, fabricando e fornecendo o objeto licitado, há que se exigir a comprovação da sua regularidade fiscal, não bastando a da matriz, sob pena de se incorrer no risco de eventual burla à finalidade pretendida pela mens legis” [legislação], concluiu.

O estado recorreu ao STJ. Alegou ofensa ao artigo 29, incisos II e III, da Lei 8.666/93, que dispõe sobre a comprovação da regularidade fiscal com as Fazendas Públicas do domicílio ou sede do licitante. Segundo o estado, a Leon Heimer, vencedora da licitação e inabilitada pelo Tribunal, cumpriu todos os requisitos, inclusive apresentando prova de regularidade fiscal de sua sede, o que seria suficiente para a comprovação.

A Turma negou o recurso e manteve a decisão da segunda instância. “Tendo em vista a conceituação de domicílio tributário e considerando que a questão disposta nos referidos incisos do artigo 29 da Lei de Licitações é, em verdade, fiscal, o acórdão recorrido não merece qualquer censura em seu fundamento”, afirmou o ministro Francisco Falcão, relator do caso.

REsp 900.604

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!