Consultor Jurídico

Mulher que aleijou outra não tem proteção da lei

25 de março de 2007, 11h44

Por Claudio Julio Tognolli

imprimir

Acusada de ter deixado Alexandra Van Horn paraplégica, ao socorrê-la de um acidente de “forma brutal”, Lisa Torti não pode ser protegida pela lei californiana, nos Estados Unidos, conhecida como “Lei do bom samaritano”. As informações são do site Findlaw.

A Segunda Corte de Apelações da Califórnia decidiu que a “Lei do Bom Samaritano” sob protege pessoas processadas por este tipo de acusação “caso estejam aplicando cuidados médicos de emergência”. No caso, o resgate “não foi médico”, disse a Corte.

Alexandra Van Horn estava no banco dianteiro de um carro que viajava a 70 km por hora, quando o automóvel bateu num poste. Lisa Torti, que vinha na mesma estrada, parou seu carro quando viu o acidente. Tentando ajudar a acidentada, Lisa colocou um de seus braços sob uma perna, e o outro atrás de seu pescoço, para tirar Alexandra do carro.

A acidentada disse que foi tratada “como uma boneca de trapo” e que, por esse socorro errado, teve sua coluna cervical lesada permanentemente e seu fígado perfurado. Lisa Torti vai recorrer da decisão, alegando que deve ser protegida pela Lei do bom samaritano.