Por um lar

AMB lança campanha em favor da adoção de crianças de abrigos

Autor

15 de março de 2007, 11h13

Os abrigos do país têm atualmente 80 mil crianças. Destas, apenas 8 mil estão disponíveis para a adoção porque não possuem mais nenhum vínculo familiar. Mas do total, poucas têm chances de serem adotadas. A maioria dos casais procura um perfil de criança que não é o da maioria. Normalmente, tem de ser branca, saudável, de zero a um ano de idade e sem irmãos.

Adotantes estrangeiros têm mais tolerância e aceitam o que os brasileiros costumam rejeitar: crianças negras, maiores de um ano, às vezes doentes e com irmãos. Mais de 90% dos casais brasileiros querem adotar crianças brancas e com menos de um ano de vida.

Com a intenção de tentar mudar essa realidade, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou, na quarta-feira (14/3), em Brasília, a campanha Mude um Destino — em favor das crianças que vivem em abrigos.

Com um pacote de iniciativas, a AMB pretende dar visibilidade a situação das crianças e jovens que vivem em abrigos. Um dos objetivos é incentivar o retorno desses jovens à família biológica, além de estimular a prática da adoção em todo o país.

De acordo com o presidente da AMB, Rodrigo Collaço, a maior causa do desabrigamento no país é a miséria e a falta de condições dos pais de criarem seus filhos. Outras causas: pais drogados ou que abusam sexualmente dos filhos. “Nossa intenção é levar um tema tão obscuro e esquecido à luz do dia”, explica.

Segundo o juiz da Infância e Juventude de Florianópolis, Francisco Oliveira Neto, que idealizou a campanha com a AMB, para um casal adotar uma criança o primeiro e mais importante requisito é que ele tenha convicção do que quer fazer. Oliveira Neto lembra que alguns casais chegam a desistir da criança depois da adoção concretizada.

Também é parte da iniciativa da Associação a distribuição de uma cartilha com orientações aos dirigentes de abrigos que vão desde como proceder com as crianças abrigadas, as obrigações dos abrigos e os direitos das crianças. Uma segunda cartilha apresenta o processo de adoção explicado detalhadamente.

O pacote da campanha conta, ainda, com o documentário O que o destino me mandar que mostra a história de crianças e jovens abrigados. Collaço explica que o vídeo dá voz às crianças e derruba alguns mitos como o de que o processo de adoção no Brasil é lento e burocrático.

Por fim, a AMB planeja um concurso para premiar os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de melhorar a situação das crianças e adolescentes abrigados. E, no Prêmio AMB de Jornalismo deste ano, terá a categoria especial voltada aos jornalistas que abordarem o tema desta campanha em suas reportagens.

“O que essa campanha pode produzir de mais positivo é trazer à tona a realidade desses jovens, pouco conhecida pela sociedade. Ela mostrará o drama de cada uma dessas crianças e adolescentes à população”, explicou Rodrigo Collaço.

O ministro Patrus Ananias, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, compareceu à cerimônia de lançamento, representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ananias garantiu que entregará todo o material de divulgação da campanha ao presidente Lula e transmitirá a ele suas impressões positivas em relação à iniciativa.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!