Perícia tem hora

Perícia feita depois não comprova insanidade passageira

Autor

14 de março de 2007, 0h01

Perícia psiquiátrica para provar insanidade passageira só vale se for feita no momento da crise mental. O Supremo Tribunal Federal manteve a decisão de um juiz, que considerou faltar provas de insanidade a ex-policial que pediu demissão e, agora, quer ser readmitido.

Para o relator do processo, o ministro Sepúlveda Pertence, a decisão do juiz em dispensar perícia médica deveu-se ao fato dela não poder comprovar a irracionalidade do policial no momento em que pediu a demissão.

O ex-policial alegou ter ficado psicologicamente abalado depois de matar um inocente, durante perseguição a narcotraficantes na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Por isso, teria pedido demissão do cargo de agente da polícia federal num momento de desequilíbrio mental.

Durante o processo, o juiz dispensou a realização do laudo médico. Esse ato foi considerado pelo advogado do ex-policial como uma violação ao direito de ampla defesa.

Entretanto, para o ministro do STF, “uma perícia psiquiátrica, durante o julgamento, não poderia averiguar qual o estado de espírito do recorrente quando solicitou sua exoneração”. Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, “o juiz não dispensou a prova tida por desnecessária, mas tida por absolutamente ineficaz”.

RE-446.517

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!