Abuso de poder

Ministério Público Eleitoral pede cassação de Rodrigo Maia

Autor

13 de março de 2007, 0h01

O Ministério Público Eleitoral no Rio de Janeiro quer a cassação do diploma do deputado federal Rodrigo Maia (PFL-RJ), filho do prefeito carioca Cesar Maia e que será possivelmente presidente do Partido Democrata.

Nos recursos ajuizados no Tribunal Superior Eleitoral, o MPE pede a declaração de nulidade dos votos recebidos pelo deputado, para que o coeficiente eleitoral seja então recalculado. A matéria será examinada pelo ministro Carlos Ayres Britto.

No Recurso contra a Expedição de Diploma, a procuradoria relata que existem duas Representações contra Rodrigo Maia na Justiça Eleitoral fluminense. As ações evidenciariam “a prática de abuso de poder político de gestores municipais em favor do candidato, filho do prefeito do município do Rio de Janeiro, César Maia”.

Em uma reunião durante a campanha, 350 funcionários da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) teriam sido induzidos a comparecer. No evento, estavam presentes, além do próprio diretor-presidente da empresa, os candidatos Rodrigo Maia, Rodrigo Dantas e Eider Dantas. Teriam sido distribuídos kits com santinhos, panfletos e adesivos do candidato.

A outra Representação foi ajuizada pelo cidadão Marcelo Marques Lopes. Ele acusa Cesar Maia de utilizar a máquina administrativa municipal a favor de seu filho com a realização de obras públicas. As obras seriam de asfaltamento de ruas, troca de iluminação pública e urbanização de praças em bairros da zona oeste da cidade.

O MPE alega que o convencimento dos eleitores não pode ser feito com subterfúgios que desequilibre a disputa entre os candidatos.

RCEd 743

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!