Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

História e discursos

TRF-4 comemora 18 anos com lançamento de livro

Em comemoração aos 18 anos de sua criação, o TRF da 4ª Região (Porto Alegre) lançou o livro Tribunal Regional Federal da 4ª Região – Seus Discursos, Sua História em sessão plenária da corte. O documento visa preservar a memória. O livro faz um passeio pelos principais fatos históricos do tribunal, responsável pelo julgamento dos recursos contra decisões da Justiça Federal da Região Sul.

Com 400 páginas e recheado de fotografias, a publicação reúne os discursos proferidos nas solenidades de posse de todas as administrações desde sua instalação em 30 de março de 1989. Distribuídos ao longo de dez capítulos, também estão presentes os principais fatos ocorridos ao longo dos 18 anos de existência do tribunal sediado em Porto Alegre e que tem jurisdição sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para a desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, presidente do TRF, o livro "é um projeto de memória institucional, feito para reavivar e passar para o futuro a história do tribunal".

Segundo Maria Lúcia, a memória de uma instituição "preserva sua história, celebra suas personalidades e constrói sua identidade". É preciso manter viva a história da instalação da jurisdição, dos fatos e atos que vão alterando o perfil inicial da corte, salienta a desembargadora.

Revista Consultor Jurídico, 2 de março de 2007, 0h01

Comentários de leitores

1 comentário

Gostaria de adquirir o Livro TRF 4ª Região, com...

Gilson Tadeu de Lima (Estudante de Direito)

Gostaria de adquirir o Livro TRF 4ª Região, como fazer.

Comentários encerrados em 10/03/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.