Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nova Justiça

Gilmar Mendes debate controle de constitucionalidade

O ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, vai debater neste sábado as novas tendências do controle de constitucionalidade. A palestra será telepresencial e faz parte da Jornada Jurídica Saraiva. Alunos de várias instituições de ensino poderão assistir o curso, que será ministrado no Via Saraiva de Alphaville (Alameda Madeira, 44, 2º andar, Alphaville, Barueri).

O ministro discutirá também as possibilidades criadas com a adoção do efeito vinculante como instrumento de racionalização do sistema judicial. Além das novidades como as súmulas e a repercussão geral, Gilmar Mendes deve examinar os primeiros passos da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), do mecanismo do amicus curiae e da flexibilização do controle concentrado de constitucionalidade, que experimentou uma guinada radical nos últimos anos.

Gilmar Mendes, antes de se tornar ministro do STF, foi consultor jurídico do Ministério da Justiça, subchefe da Casa Civil para assuntos jurídicos e advogado-geral da União.

Hoje, ele é um dos principais formuladores de teses novas no Supremo Tribunal Federal.

Revista Consultor Jurídico, 2 de março de 2007, 16h36

Comentários de leitores

5 comentários

Ele foi consultor do Ministério da Justiça, Sub...

allmirante (Advogado Autônomo)

Ele foi consultor do Ministério da Justiça, Subchefe da Casa Civil e Advogado Geral da União. Precisa dizer a quem ele presta seus serviços?

"Hoje, ele é um dos principais formuladores de ...

Connor MacLeod (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)

"Hoje, ele é um dos principais formuladores de teses novas no Supremo Tribunal Federal."

O Sr. Ministro, como sempre, tem razão. O MPF ...

HERMAN (Outros)

O Sr. Ministro, como sempre, tem razão. O MPF de plantão já entrou com ação de improbidade contra Guilherme Schelb, face as comprovadas práticas de tomativa e uso do poder de polícia do MPF em causa própria. Casa de ferreiro o espeto é de pau????

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 10/03/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.